Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Gerais

Baliza não é mais obrigatória na prova prática para tirar a CNH

Com base em nova resolução do Contran, Detrans iniciam reformulação do exame prático enquanto aguardam padronização nacional

Cid Miranda por Cid Miranda
27 de janeiro de 2026
em Gerais
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Baliza não é mais obrigatória na prova prática para tirar a CNH

Baliza não é mais obrigatória na prova prática para tirar a CNH (Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

O processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ganhar novos contornos em diferentes regiões do Brasil. Alguns estados já eliminaram a tradicional prova de baliza e passaram a avaliar os candidatos exclusivamente em trajetos urbanos, priorizando o comportamento ao volante, a atenção às regras de trânsito e a condução em situações reais.

As mudanças ocorrem após a publicação da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê a criação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. O documento terá a função de uniformizar os critérios da prova prática em todo o território nacional.


Enquanto o manual não é oficialmente divulgado, os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) mantêm autonomia para definir os próprios modelos de avaliação, o que abriu espaço para iniciativas regionais de simplificação do exame.

A proposta, segundo os órgãos estaduais, é tornar o processo menos burocrático e mais alinhado à rotina do trânsito moderno, concentrando a análise na capacidade do candidato de conduzir o veículo com segurança, respeitar a sinalização e reagir adequadamente às condições da via.

CARROS AUTOMÁTICOS

Em São Paulo, o Detran anunciou o fim da baliza na prova prática e autorizou a realização do exame em veículos com câmbio automático. A avaliação ocorre em percurso urbano, com acompanhamento de um examinador que observa critérios como atenção, controle do veículo, cumprimento das normas de trânsito e postura defensiva ao dirigir.

No Espírito Santo, o Detran informou que retirou as etapas de baliza e de rampa (ladeira), concentrando a prova na condução ao longo do trajeto.

O Mato Grosso do Sul também adotou o modelo baseado apenas em percurso, com o candidato sendo avaliado durante todo o caminho por um examinador credenciado.

Já em Santa Catarina, a principal mudança anunciada foi a liberação do uso de veículos com câmbio automático durante a prova prática.

Apesar da adesão de alguns estados, a reformulação ainda não é uniforme em todo o país. Minas Gerais, por exemplo, mantém o formato tradicional do exame. A expectativa, no entanto, é que, após a definição e a entrada em vigor do manual nacional do Contran, o estado também passe a adotar as novas regras, acompanhando o padrão que deverá ser aplicado em todo o Brasil.

Até lá, candidatos devem consultar os comunicados oficiais de seus respectivos Detrans para verificar quais critérios estão em vigor em cada região.

Tag: balizaCNHexameprova prática
Postagem anterior

Ipatinga amplia temporariamente vacinação contra meningite com a ACWY

Próxima postagem

Do Exame da OAB ao Supremo: a incoerência que corrói a Justiça brasileira

Leia também

Conta de luz pode subir até 2050
Gerais

FIEMG alerta para risco de aumento expressivo na conta de luz

12 de junho de 2026
JEMG 2026 registra participação histórica em Minas
Gerais

JEMG 2026 registra participação histórica em Minas

11 de junho de 2026
Mel Lisboa apresenta Tributo a Rita Lee pela Série MPB, em Ipatinga
Gerais

Mel Lisboa apresenta Tributo a Rita Lee pela Série MPB, em Ipatinga

11 de junho de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    11 de julho de 2026
  • Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    11 de julho de 2026
  • Um apelo ao STF

    Um apelo ao STF

    10 de julho de 2026
  • Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    10 de julho de 2026
  • Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    10 de julho de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?