Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Gerais

Governo Lula contratou navios para COP30 via empresa do sócio de Vorcaro

Documentos indicam que operadora turística foi intermediária na contratação de cruzeiros para hospedagem de delegações

Cid Miranda por Cid Miranda
22 de abril de 2026
em Gerais
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Governo Lula contratou navios para COP30 via empresa do sócio de Vorcaro

Governo Lula contratou navios para COP30 via empresa do sócio de Vorcaro (Foto: Secom/COP30)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

O governo federal utilizou uma operadora turística para viabilizar a contratação de navios que servirão como hospedagem durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Documentos oficiais apontam que a empresa escolhida pertence a um empresário com vínculos societários com o banqueiro Daniel Vorcaro em um empreendimento hoteleiro de alto padrão.

De acordo com registros da Casa Civil, a contratação foi realizada por meio da Secretaria Especial da COP30, que acionou a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) para conduzir o processo. A Embratur, por sua vez, subcontratou a Qualitours Agência de Viagens e Turismo Ltda., responsável por firmar acordos com as operadoras marítimas Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros para disponibilização de cabines.


A estratégia prevê o uso de embarcações como alternativa de hospedagem para as delegações internacionais esperadas no evento, ampliando a capacidade de acomodação da cidade-sede.

A Qualitours integra a holding BeFly e tem como proprietário o empresário Marcelo Cohen. Ele é apontado como sócio de Daniel Vorcaro no hotel Botanique, localizado em Campos do Jordão, no interior paulista. Enquanto Vorcaro já associou o empreendimento à empresa Prime You, Cohen declarou publicamente participação direta na propriedade do hotel.

A relação entre Cohen e o banco ligado a Vorcaro também envolve operações financeiras. Reportagem da Folha de S. Paulo mencionou a utilização de recursos de fundos vinculados ao Banco Master na expansão da BeFly, incluindo a aquisição de outras empresas do setor de turismo. Ainda segundo o jornal, um relatório de inteligência financeira registrou uma transação em espécie de R$ 6 milhões entre o banco e uma empresa de Cohen, em 2024.

Em nota, a Embratur informou que a escolha da Qualitours ocorreu por meio de chamamento público e que a empresa apresentou a documentação necessária para comprovar capacidade técnica e regularidade. A agência destacou ainda que não houve participação do Banco Master na contratação e que a operação contou com garantia financeira do BTG Pactual.

O órgão também afirmou que o modelo adotado foi analisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que considerou o processo regular. Segundo a Embratur, a corte avaliou que a alternativa adotada foi mais vantajosa economicamente em comparação ao fretamento direto das embarcações.

Procurada, a BeFly declarou que mantém relação com o Banco Master apenas no âmbito de linhas de crédito contratadas entre 2021 e 2023, ressaltando que os compromissos seguem sendo cumpridos e que a empresa opera com autonomia financeira.

Já a Qualitours afirmou que sua contratação seguiu critérios técnicos e legais, reiterando a conformidade dos serviços prestados no projeto voltado à COP30.

*Com informações Metrópoles
Tag: contratação de naviosCOP30Governo Federalvínculos societários
Postagem anterior

Em retaliação, PF retira credenciais de agente dos EUA em Brasília

Próxima postagem

Verduras ganham destaque e surpreendem no Comida di Buteco 2026

Leia também

Empresária Alzira Vasconcelos e humorista Paulo Araújo abrem a 2ª edição do Sinergia em Ipatinga
Gerais

Empresária Alzira Vasconcelos e humorista Paulo Araújo abrem a 2ª edição do Sinergia em Ipatinga

13 de outubro de 2026
Flávio ironiza acusações da campanha de Lula: “Vão dizer que vou acabar com o Sol”
Gerais

Flávio ironiza acusações da campanha de Lula: “Vão dizer que vou acabar com o Sol”

13 de outubro de 2026
Minas publica mais de 1,5 mil concessões de progressão e promoção na carreira de servidores da Educação
Gerais

Minas publica mais de 1,5 mil concessões de progressão e promoção na carreira de servidores da Educação

13 de outubro de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • TSE impõe medidas restritivas a Nikolas e Marçal

    TSE impõe medidas restritivas a Nikolas e Marçal

    19 de outubro de 2026
  • Relógios de Lula e Flávio geram contraste em debate

    Relógios de Lula e Flávio geram contraste em debate

    19 de outubro de 2026
  • Palestra gratuita em Ipatinga orienta sobre Gestão de Riscos Operacionais

    Palestra gratuita em Ipatinga orienta sobre Gestão de Riscos Operacionais

    19 de outubro de 2026
  • Estudo da Cenibra revela segredos de jequitibás centenários em Minas Gerais

    Estudo da Cenibra revela segredos de jequitibás centenários em Minas Gerais

    19 de outubro de 2026
  • Ipatinga recebe palestra show sobre vendas para o Natal

    Ipatinga recebe palestra show sobre vendas para o Natal

    19 de outubro de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?