Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Veja o que fazer com os seus investimentos após a Selic começar a cair

Autoridade monetária diminuiu a taxa básica de juros da economia nessa quarta-feira (2), em 0,50 ponto percentual

Cid Miranda por Cid Miranda
3 de agosto de 2023
em Economia
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Veja o que fazer com os seus investimentos após a Selic começar a cair

Veja o que fazer com os seus investimentos (Foto: Pixabay)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Após o começo de cortes da Selic, especialistas aconselham diminuir a alocação em aplicações financeiras de renda fixa, especialmente títulos atrelados aos juros, e aumentar os aportes em investimentos de maior risco. Aos conservadores que não gostam das oscilações da renda variável, a dica para ganhar mais são principalmente títulos atrelados à inflação.

Com a desaceleração da inflação, a autoridade monetária finalmente diminuiu a taxa básica de juros da economia nessa quarta-feira (2), em 0,50 ponto percentual, para 13,25% ao ano, depois da maior subida de juros em uma década. A decisão impacta a vida financeira dos brasileiros de duas formas: diminui o custo do crédito e o rendimento de aplicações financeiras de renda fixa.


Especialmente os títulos atrelados à Selic do Tesouro Direto e os papéis emitidos por bancos atrelados ao CDI (que acompanha a Selic), como CDBs, LCIs e LCAs, renderão menos a partir de agora.

Ainda é uma dúvida até que nível os juros cairão e em qual ritmo, mas a expectativa é que eles continuem diminuindo. Os economistas esperam que os juros recuem para 12% no fim de 2023 e para 9,25% no final de 2024, conforme o Boletim Focus mais recente, anterior ao corte da Selic.

Ainda são altas taxas, mas outras aplicações financeiras devem render mais. Devido a essa previsão, alguns especialistas indicam diminuir a exposição aos títulos atrelados à Selic ou ao CDI.

Essa é a recomendação de Rodrigo Azevedo, economista, planejador financeiro e sócio-fundador da assessoria de investimentos GT Capital, ligada ao banco BTG Pactual. “Sugerimos diminuir essa classe porque os estudos mostram que, nos começos dos ciclos de cortes de juros, os títulos atrelados à Selic ou ao CDI rendem menos do que outros papéis de renda fixa”, afirma.

Contudo, ele diz que esses títulos continuam os mais sugeridos para deixar a reserva de emergência, um dinheiro capaz de bancar as despesas fixas mensais por um determinado período em caso de emergências. Eles permitem resgatar o valor a qualquer momento sem perdas. Isso significa que não é para abandonar a renda fixa.

Aos investidores conservadores que desejam ganhar mais para realizar objetivos de médio e longo prazo, mas não gostam das oscilações da renda variável, o conselho é investir em títulos atrelados à inflação. Esses papéis oferecem como rendimento a inflação ao longo do período mais uma taxa fixada na compra.

Apesar da desaceleração da inflação, esses títulos continuam protegendo o investidor da alta generalizada dos preços e ainda pagam taxas atrativas, apesar de menores. No Tesouro Direto, dá para achar esses papéis oferecendo a inflação mais até 5,4%, com datas de vencimento entre 2029 e 2045.

“Os títulos atrelados à inflação são os investimentos que mais acreditamos. É difícil de encontrar esses juros reais em outros países e a relação entre o risco e o retorno está melhor nesses papéis do que nos títulos prefixados”, afirma Rodrigo Cabraitz, gestor de portfólio de alocação de ativos da gestora de fundos de investimentos Principal Claritas.

Já os títulos prefixados, que oferecem uma taxa fixada na compra, atualmente estão valendo menos a pena, na análise de boa parte dos especialistas. O mercado já embutiu o corte de juros nas taxas desses papéis, que caíram desde o começo do ano. Ainda existe o risco de a Selic cair mais devagar do que o esperado e o investidor ficar preso em um título que paga menos que a taxa básica de juros ao longo do tempo.

João Daronco, analista da casa de análise de investimentos Suno Research, afirma não enxergar motivos para o investidor conservador deixar o Tesouro Direto, mas diz que os títulos prefixados perderam atratividade. “As taxas recuaram muito nos últimos meses e agora está mais difícil identificar o que é uma boa taxa”, diz.

Carlos Hotz, planejador financeiro e sócio-fundador da assessoria de investimentos A7 Capital, associada à corretora XP Investimentos, concorda que os títulos prefixados estão com taxas apertadas e que se acontecer eventualmente uma mudança na rota da Selic, o investidor pode sair perdendo.

Ele se preocupa principalmente com a atuação de Gabriel Galípolo, que o governo indicou ao Banco Central. “É possível que ele adote um tom menos agressivo de combate à inflação. Se isso acontecer, o bom humor do mercado pode mudar”, afirma. “Estou otimista, mas é bom lembrar que não deixaremos de ser o Brasil e teremos ruídos e volatilidade nos próximos anos”, diz.

Os especialistas aconselham alinhar a data de vencimento dos títulos atrelados à inflação e prefixados aos objetivos de cada um. É bom lembrar que esses papéis podem causar perdas se resgatados antes da data de vencimento e que os títulos mais longos oferecem melhores taxas, mas o preço oscila mais.

Com informações do Valor Investe
Tag: aplicações financeirascorte nos jurosrenda fixaSelic
Postagem anterior

CPMI do 8 de Janeiro aprova convocação de fotógrafo e hacker da Vaza Jato

Próxima postagem

Casal vende filho de 8 meses para comprar iPhone 14

Leia também

Beneficiários que tiveram descontos indevidos receberão notificação pelo aplicativo Meu INSS
Economia

Beneficiários que tiveram descontos indevidos receberão notificação pelo aplicativo Meu INSS

9 de maio de 2025
CDL de Ipatinga recebe visita do presidente do BDMG
Economia

CDL de Ipatinga recebe visita do presidente do BDMG

7 de maio de 2025
Usiminas e Gerdau alertam para agravamento da crise na siderurgia brasileira
Economia

Usiminas e Gerdau alertam para agravamento da crise na siderurgia brasileira

6 de maio de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Linhas, texturas e estações: quando arquitetura e moda se envolvem no outono

    Linhas, texturas e estações: quando arquitetura e moda se envolvem no outono

    10 de maio de 2025
  • Dinheiro e o Dia das Mães: amor não se mede por boleto pago

    Dinheiro e o Dia das Mães: amor não se mede por boleto pago

    10 de maio de 2025
  • Podcast Histórias Reaiss celebra dois anos com evento especial e novidades

    Podcast Histórias Reaiss celebra dois anos com evento especial e novidades

    9 de maio de 2025
  • Ipatinga promove seminário para mulheres na próxima quarta-feira

    Ipatinga promove seminário para mulheres na próxima quarta-feira

    9 de maio de 2025
  • Minas amplia agendamento online de exames médicos e psicológicos da CNH

    Minas amplia agendamento online de exames médicos e psicológicos da CNH

    9 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?