A Cenibra recebeu três importantes premiações nacionais no segundo trimestre deste ano, concedidas por veículos de imprensa de grande circulação como; as revistas IstoÉ Dinheiro e Época Negócios e o jornal Valor Econômico. Dentre os destaques, a Cenibra foi considerada a empresa de melhor desempenho no setor de celulose e papel.
Em comum, os prêmios levaram em consideração as boas práticas de governança corporativa, a responsabilidade social, a sustentabilidade, as inovações tecnológicas e o desempenho financeiro. Os dados analisados são relativos a 2019. As cerimônias de revelação das campeãs foram realizadas de maneira online.
O prêmio “As Melhores da Dinheiro”, da IstoÉ Dinheiro, avaliou os seguintes itens: Sustentabilidade Financeira; Governança Corporativa; Recursos Humanos; Responsabilidade Social; e Inovação e Qualidade. A revista destacou que a Cenibra manteve a produtividade mesmo com a guerra comercial entre EUA e China e ressaltou os cuidados que a empresa está tendo com os empregados durante a pandemia.
“A produção fabril foi mantida durante a pandemia. Os quase oito mil funcionários (4.604 diretos e 3.252 indiretos) tiveram a rotina acompanhada de perto pela equipe médica da empresa e, de acordo com o presidente [Kazuhiko Kamada], foram poucos os casos de contaminação entre os colaboradores. Kamada afirmou ainda que a Cenibra tem atuado para manter todos os postos de trabalho”, explica a reportagem.
No prêmio Época Negócios 360°, cuja pesquisa para escolha das empresas mais bem conceituadas é conduzida pela Fundação Dom Cabral, a Cenibra foi avaliada em seis dimensões – Desempenho Financeiro, Governança Corporativa, Inovação, Pessoas, Sustentabilidade e Visão de Futuro – e obteve também o primeiro lugar.
“Essa conquista é consequência de nossa estratégia de investir continuamente em pesquisa e tecnologia, manter os esforços na promoção da saúde e segurança, no desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados e de zelar pelas boas práticas de governança corporativa”, avaliou Kazuhiko Kamada, em vídeo gravado para a premiação.
Já o jornal Valor Econômico concedeu à Cenibra o prêmio Valor 1000, que publica análises detalhadas sobre as mil maiores empresas do país, com rankings comparáveis, demonstrações financeiras consolidadas e outros itens estratégicos. Os critérios empregados são homologados pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e têm a chancela da Serasa Experian.
Em entrevista, Kazuhiko Kamada falou das medidas que a Cenibra adotará no pós-pandemia. “Em 2021, pretendemos manter o foco na adoção de medidas preventivas e mitigatórias voltadas à proteção das pessoas, da sociedade e da continuidade do negócio. Adicionalmente, reforçaremos também o que a Cenibra já vem praticando ao longo dos últimos anos, a integração dos temas econômico, social, ambiental às estratégias por meio de uma governança estruturada.”
DESEMPENHO
O ótimo desempenho da Cenibra nas premiações confirma a mensagem da Diretoria que consta no último Relatório de Sustentabilidade. “O ano de 2019 foi positivo para a Cenibra. No âmbito dos resultados operacionais, a Empresa alcançou uma marca histórica, com a produção de 1.222.888 toneladas de celulose, resultado da estabilidade da operação e pela elevada disponibilidade das linhas de produção. Outra forma de confirmação de um ano positivo para a Empresa veio por meio da implantação de investimentos expressivos para o negócio, principalmente o projeto de modernização de uma das linhas de branqueamento de celulose.”