Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Articulistas

A história da misteriosa rua mineira, famosa em todo mundo

Redação por Redação
22 de outubro de 2020
em Articulistas, Opinião
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
A história da misteriosa rua mineira, famosa em todo mundo

Na Rua do Amendoim, os carros não conseguem descer desengrenados e sobem, mesmo que devagar, em ponto morto

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Marcelo Dilla (*)

Se tem algum estado do Brasil onde o mistério se mistura com minério, este é Minas Gerais. Realmente, aqui tudo é diferente do restante do país, inclusive esta história que vou contar, ocorrida em nossa capital, Belo Horizonte.


No final dos anos 60, um novo bairro surgia por entre as montanhas da Serra do Curral – que cercam boa parte da capital mineira -, o bairro Mangabeiras. Apesar de novo, o bairro, pouco antes de existir Belo Horizonte, era uma grande fazenda, onde garimpeiros e aventureiros extraiam o ouro.

Coincidentemente nos anos 60, os lotes do novo bairro passaram a ser comprados pela classe média alta de BH. De importante mesmo, neste local, só havia um prédio famoso, o Palácio das Mangabeiras, que desde 1955, passou a ser a residência oficial dos governadores mineiros. A nova residência oficial, segundo a lenda, foi criada por causa de “supostos fantasmas que habitavam” o tradicional Palácio da Liberdade.

Assim, no início dos anos 70, o Mangabeiras começou a mostrar a sua cara, com o surgimento das “mansões”, algumas delas, de moradores ilustres da capital mineira. Logo, o novo bairro foi se expandindo, com inúmeras obras, sendo a de maior destaque a sede da Rádio Jornal do Brasil (a primeira FM de Minas Gerais), edificada próximo ao Palácio das Mangabeiras, em 1975.

Foi aí que tudo começou… Após a inauguração da Rádio JB FM em uma rua sem saída, muitos belorizontinos, inclusive eu, iam até lá principalmente à noite, para ver o visual maravilhoso de toda a capital mineira. Anos depois, foi construído no local o Mirante do Mangabeiras, fazendo com que aquele ponto se transformasse numa das principais atrações turísticas de BH.

A ocupação do bairro foi se acelerando, com a criação de várias ruas e avenidas. Ainda, em meados dos anos 70, surgiu uma rua que iria mudar de vez, a história da capital mineira: “a Rua do Amendoim”, cujo nome oficial é Rua Professor Otávio Magalhães.

Um visitante curioso, certo dia, percebeu que aquela rua aparentemente de aclive/declive, tinha algo misterioso. Os carros não conseguem descer desengrenados e sobem, mesmo que devagar, em ponto morto.

A notícia se espalhou rapidamente e o local se transformou na maior atração turística de Belo Horizonte. Carros e mais carros passavam pela rua de dia e de noite, com aquele “efeito estranho” causando um frenesi entre os jovens da capital.

TVs, rádios e jornais de Belo Horizonte começaram a fazer cobertura do inédito fato, espalhando a notícia. Em pouco tempo, a capital mineira se tornou alvo da atenção mundial. Por incrível que pareça, naquela época estiveram em BH físicos, geólogos, matemáticos, militares, agentes da Nasa, rabinos, padres, pastores, budistas, historiadores, estudantes, caçadores de OVNIs e todos os tipos de curiosos.

Depois de alguns anos de estudos, tanto na parte científica quanto espiritual, chegou-se à conclusão que, o que acontecia na Rua do Amendoim não era magnetismo, ação de ET e muito menos fantasmas. Era apenas um raro efeito de “ilusão de ótica”, registrado em apenas três lugares do mundo, um deles em Belo Horizonte.

O número de turistas na Rua do Amendoim, naquela época, foi muito superior ao do complexo arquitetônico da Pampulha e Mineirão juntos. Era uma loucura. No entanto, em meados de 1979, as visitas noturnas à Rua do Amendoim, registraram uma queda acentuada por causa de um trágico assassinato que lá ocorreu. O vigia de uma obra foi executado pelo famoso Ramiro, o Bandido da Cartucheira. Cito isso com muita tristeza, pois o vigia era meu conhecido e vizinho no Bairro Prado, em BH.

No entanto, apesar da poeira ter baixado, até hoje a Rua do Amendoim continua como uma das principais atrações turísticas da capital mineira.

(*) Marcelo Dilla é cronista, autor do livro “100 Casos, Sem Fakes” e guitarrista e vocalista da banda Creedence Cover

Tag: Belo HorizontemistérioRua do Amendoim
Postagem anterior

Ipatinga volta para a onda amarela

Próxima postagem

Alta demanda preocupa indústria do aço brasileira

Leia também

A razão de Estado sobre a ideologia
Amauri Meireles

A razão de Estado sobre a ideologia

27 de junho de 2026
Nem cárcere comum, nem impunidade: o discernimento como a verdadeira terceira via
Amauri Meireles

Nem cárcere comum, nem impunidade: o discernimento como a verdadeira terceira via

22 de junho de 2026
Debate sobre redes sociais amplia discussão no país
Ricardo Ramos

Debate sobre redes sociais amplia discussão no país

20 de junho de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    11 de julho de 2026
  • Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    11 de julho de 2026
  • Um apelo ao STF

    Um apelo ao STF

    10 de julho de 2026
  • Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    10 de julho de 2026
  • Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    10 de julho de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?