Áreas do Cazaquistão registraram uma doença desconhecida fatal com uma taxa de mortalidade maior que o coronavírus Covid-19, desde meados de junho. O Ministério da Saúde do país informou que registrou mais de 32.000 casos de um tipo de pneumonia anteriormente desconhecido entre 29 de junho e 5 de julho, com 451 mortes. A embaixada chinesa no Cazaquistão disse que o país sofreu 1.772 mortes no primeiro semestre do ano, alguns dos quais eram cidadãos chineses.
Segundo o jornalista Manon Dark, do jornal inglês Express, sua edição de hoje (11), em um aviso aos cidadãos chineses no Cazaquistão, funcionários da embaixada disseram que a taxa de mortalidade desta doença é muito maior do que o novo coronavírus. “Os departamentos de saúde do país estão realizando pesquisas comparativas sobre o vírus da pneumonia, mas ainda precisam identificar o vírus”. Os cidadãos chineses foram instados a se proteger da mesma maneira que fizeram com o coronavírus.
A Covid-19 se originou em Wuhan, na China, e infectou mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo. Ele colocou a maioria dos países em confinamento e forçou as pessoas a usar máscaras, praticar distanciamento social e lavar as mãos com frequência.
O chefe do departamento de saúde da capital do Cazaquistão, Saul Kisikova, conversou com a agência de notícias estatal Kazinform. Ele informou que cerca de 300 pessoas diagnosticadas com pneumonia estão sendo hospitalizadas todos os dias.