Ipatinga dá mais um salto no processo de vacinação contra a Covid-19. Nesta quarta-feira (30), a Secretaria de Saúde inicia o agendamento às pessoas de 45 anos acima. A imunização continua sendo realizada de forma escalonada, nos postos de saúde da cidade. Os Agentes de Saúde já estão entrando em contato com o público de 52 a 45 anos e marcando data e horário para comparecimento, de acordo com a Unidade de Saúde de referência.
Com 30% da população vacinada com a primeira dose contra a Covid-19 em Ipatinga, o prefeito Gustavo Nunes, além de parabenizar os profissionais do serviço público municipal pela celeridade do processo, destacou a ampliação semanal de novos públicos. Conforme o vacinômetro desta terça-feira (29), 78.690 pessoas já receberam a primeira dose e 28.628 ipatinguenses foram alcançados pela segunda dose.
“Estamos trabalhando intensamente para incluir semanalmente novos grupos e chegar o quanto antes à imunização de toda a população, para que assim possamos retomar as atividades normais do nosso cotidiano”, salientou o prefeito.
O secretário de Saúde Cleber de Faria explica que o município está avançando consideravelmente no cronograma de vacinação estabelecido pelo governo do Estado. “Caso o ritmo de vacinação se mantenha no atual patamar, há a expectativa de que sejam ampliadas em breve as idades contempladas com a imunização, sendo assistidas as pessoas com 40 anos até meados de julho”.
A Secretaria de Saúde recomenda que a população fique atenta e acompanhe os canais oficiais de Comunicação da Prefeitura de Ipatinga para obter as informações corretas sobre as novas faixas etárias e os grupos que estão sendo imunizados.
Outro detalhe importante que a Secretaria de Saúde esclarece é o fato de que todas as pessoas que se enquadram nos grupos de prioridade e nas faixas etárias que estão sendo preconizadas pelo município de Ipatinga serão vacinadas. “Em algumas Unidades Básicas a vacinação ocorre com maior celeridade, pois existe um contingente menor de pessoas cadastradas, mas garantimos que toda população será vacinada de acordo com o grupo em que se enquadra”, salienta o secretário de Saúde.