O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), vai disponibilizar para o Ministério da Saúde (MS) 3 milhões de seringas de 1ml, usadas para aplicação do imunizante da Pfizer. O quantitativo será repassado pelo governo federal a outros estados que, no momento, estão com dificuldade para a aquisição do item.
Atualmente, Minas Gerais conta com um estoque de seringas e agulhas de 32.500.000 unidades de diferentes especificações, suficientes para atender à demanda do estado durante a vacinação contra Covid-19 e demais campanhas de imunização.
O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, explica que a ação solitária só é possível devido ao planejamento realizado pela SES-MG para enfrentar a pandemia da Covid-19.
“Com o objetivo de garantir os insumos necessários a vacinação de todos os mineiros, a secretaria adquiriu, em agosto de 2020, 50 milhões de seringas e agulhas por meio de licitação não emergencial. Foram investidos R$ 35 milhões, permitindo, assim, o abastecimento dos municípios e planejamento prévio da vacinação em massa de toda a população no ano de 2021”, ressaltou.
A aquisição de outros insumos e materiais destinados à vacinação fazem parte dos envios já previstos no calendário de imunização do Estado, como em campanhas de vacinação infantil, imunização contra a gripe Influenza, entre outros.