O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou nessa quarta-feira (6) a suspensão no corte de benefícios fiscais do ICMS que levariam a um aumento na carga tributária de alimentos e medicamentos genéricos.
Setores da sociedade convocaram mais de 200 manifestações em todo o estado contra a medida do tucano. Um “tratoraço” foi organizado por produtores rurais, que disseram se sentir traídos por Dória.
A pressão popular surtiu efeito. As medidas foram duramente criticadas, pois, segundo especialistas, poderiam elevar em até 136% os preços aos consumidores finais em plena pandemia e medidas de fechamento da economia.
Após a suspensão do aumento dos tributos, Doria afirmou que seu governo “está comprometido em atender aos interesses da população de menor renda e, agora, mais vulnerável aos efeitos da pandemia, do desemprego e, a partir de janeiro, sem a renda emergencial que vigorou até dezembro último”.
O governo de São Paulo esperava arrecadar cerca de R$ 7 bilhões com o corte nas isenções de impostos. Agora terá que buscar outra fonte.
Fonte: Portal Novo Norte