Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Gerais

Os limites entre a liberdade de expressão e os crimes contra a honra no condomínio

Na seara condominial, observa-se o mau uso da garantia constitucional.

Redação por Redação
27 de janeiro de 2022
em Gerais
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
Os limites entre a liberdade de expressão e os crimes contra a honra no condomínio

Dizer que o síndico está desviando o dinheiro do caixa do condomínio, por exemplo, é uma calúnia (Foto: Divulgação)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

*Cleuzany Lott

O artigo 5º, incisos IV e IX da Constituição Federal, são os mais famosos quando se trata do direito à liberdade de expressão. O artigo 200, da mesma Carta Magna, reforça a proibição de cercear a manifestação do pensamento, da atividade artística, intelectual, científica e todo o debate para construção de um Estado democrático. Na seara condominial, observa-se o mau uso desta garantia constitucional.


Ao ocupar um cargo eletivo, a posição do síndico se compara a de pessoas públicas ou que exercem funções públicas, as quais teriam que suportar o ônus das críticas e conviver com fiscalizações. Mas é um equívoco acreditar que a Liberdade de Expressão é um direito absoluto. Tanto no ambiente on-line quanto no off-line, síndico, condômino ou qualquer outra pessoa são titulares de garantias também constitucionais, como o direito à honra e à imagem elencados no inciso X, do artigo 5º.

A percepção de onde termina o direito de uma pessoa e inicia-se o direito da outra, está relacionada com a lesão à honra, dignidade ou imagem do atingido. Essas atitudes se enquadram nos crimes contra honra, tipificados nos artigos 138, 139 e 140 do Código Penal Brasileiro.

O artigo 138 trata da calúnia, que ocorre quando uma pessoa acusa falsamente um crime a outra pessoa sem ter provas, ou sabendo que é mentira. Dizer que o síndico está desviando o dinheiro do caixa do condomínio, por exemplo, é uma calúnia. Isso porque a apropriação indébita é crime previsto no artigo 168 do Código Penal. Ao acusar falsamente o síndico de um crime que ele não cometeu, caracteriza-se calúnia.

Quem propaga ou divulga a calúnia também comete o crime, correndo o risco de ser condenado a detenção de seis meses a dois anos e multa. Outro detalhe importante: a calúnia contra os mortos também é punível. Portanto não é porque o síndico morreu que as pessoas podem dizer que ele desviou dinheiro do condomínio sem ter provas. Mas se a pessoa estiver falando a verdade e provar o ato, a calúnia deixa de existir.

O artigo 139 do Código Penal descreve o crime de difamação. Neste caso, o fato negativo sobre a pessoa não se trata de crime. A difamação consiste em denegrir, tirar a boa fama de pessoa publicamente, atingindo sua reputação. Não importa se o que foi falado é verdadeiro ou não. Por exemplo, dizer que o síndico, condômino ou morador tem um caso com alguém comprometido, ou está traindo a esposa ou marido, ou ainda que a pessoa vive bêbada. Neste caso, a honra objetiva, ou seja, a boa imagem que o síndico ou demais pessoas possuem no condomínio e na sociedade, está sendo atingida. A pena para esta infração é de três meses a um ano e multa. Mas só é crime se as ofensas forem feitas na presença de outras pessoas ou se tornarem públicas.

Já o artigo 140 do CP trata da injúria, que, ao contrário da difamação, ofende a honra subjetiva, o sentimento de autoestima, autoimagem de quem está sendo atingido e não precisa ser na presença de outras pessoas. São os xingamentos, exposição de defeitos ou desqualificação que atinjam a honra e a moral da pessoa. Será injúria quando a pessoa sentir que seu amor próprio ou sua compostura e moral foram atacados. Esta ofensa pode ser verbal quando há xingamentos do tipo “burro, anta, loira burra, imbecil, idiota” etc, escritos seja com palavras ou desenhos, como “memes” nas redes sociais, gestos e até fisicamente, quando, por exemplo, a pessoa desfere um tapa na cara da outra com objetivo de desmoralizá-la.

Se houver lesão, a pessoa que desferiu o tapa poderá responder também pelo crime de lesão corporal. Se as agressões ocorrerem por causa da raça, cor, etnia, religião, orientação sexual ou se o ofendido for idoso ou deficiente, será considerada injúria discriminatória. As penas variam de um mês a três anos de reclusão e multa. Mas se o juiz entender que o ofendido, de forma reprovável, provocou a injúria, ou se houver retorsão imediata que consista em outra injúria, o juiz poderá deixar de aplicar a pena.

Tanto no stalking, abordado no último domingo, quanto a ofensas à honra, à dignidade das pessoas, é importante ter provas contundentes para caracterizar os crimes. O processo por crimes contra a honra tramita na vara criminal, mas nada impede que o ofendido mova uma ação na vara cível solicitando indenização financeira, independente do resultado da ação penal. Caberá ao juiz analisar o caso concreto para decidir quem tem razão.

Porém, o melhor a se fazer é se colocar no lugar do outro e não fazer com ele o que não gostaria que fizesse com você ou, como um bom cristão, lembrar de Lucas 6:37-38: “Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados; dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”.

(*) Advogada especialista em direito condominial, síndica profissional, jornalista, publicitária e diretora da Associação de Síndicos, Síndicos Profissionais e Afins do Leste de Minas Gerais (ASALM).

Tag: Cleuzany LottCódigo PenalcondomínioConstituição Federalliberdade de expressão
Postagem anterior

Covid-19: regras para doação de sangue são atualizadas pela Anvisa

Próxima postagem

Ipatinga investe R$ 12 milhões na reconstrução e modernização de escola

Leia também

Primeiro sorteio da campanha Amor Premiado é realizado na sede da Aciapi-CDL
Gerais

Primeiro sorteio da campanha Amor Premiado é realizado na sede da Aciapi-CDL

16 de maio de 2025
“Bola de fogo” vista no céu do Vale do Aço pode ser destroços da SpaceX
Gerais

“Bola de fogo” vista no céu do Vale do Aço pode ser destroços da SpaceX

15 de maio de 2025
Articulação busca recursos para obras dos lotes 8A e 8B na BR-381
Gerais

Articulação busca recursos para obras dos lotes 8A e 8B na BR-381

15 de maio de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    18 de maio de 2025
  • Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    18 de maio de 2025
  • Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    17 de maio de 2025
  • O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    17 de maio de 2025
  • Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    16 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?