Docentes do curso de Psicologia do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) receberam homenagens em solenidades realizadas, em Belo Horizonte e Ipatinga, nos dias 23 e 25/08, em celebração aos 60 anos de regulamentação da profissão e dos cursos de formação no país, por meio da Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962.
A professora do Unileste e coordenadora estadual da Associação Brasileira de Psicologia Escolar Educacional (Abrapee), Ma. Stela Maris Bretas Souza, foi lembrada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por algumas ações consideradas relevantes na área da psicologia escolar. Além dela, outros 14 profissionais de diferentes áreas de atuação e cidades do estado receberam o diploma de votos de congratulações.
Em seu discurso de agradecimento, Stela destacou as preocupações com a quebra do ciclo de desenvolvimento de crianças e adolescentes, provocadas pelo isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19, e agradeceu o reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol da saúde mental da comunidade em geral. “A psicologia escolar acredita nas potencialidades de cada indivíduo, e que quando nos dispomos a acolher e ajudar, as pessoas são capazes de se reinventarem”, ressalta a docente.
A psicóloga juntamente com o Me. Onair Zorzal Correia Júnior, docente do Unileste e membro da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia Núcleo Minas Gerais, compuseram a mesa de honra da audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Ipatinga, por meio da Comissão de Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social e o Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), em celebração a data na noite da última quinta-feira (25).
Na ocasião, o psicólogo abordou a importância de políticas públicas, como o Sistema Único de Saúde, para a promoção da saúde mental. “A minha experiência profissional é marcada por uma atuação implicada na transformação social, inclusão e na disponibilização de saúde de qualidade para as pessoas. Ainda temos muito a construir como categoria e lutar contra toda forma de aprisionamento, sejam elas físicas ou mentais”, afirma Onair.
Também foram prestigiados no evento, o coordenador do curso de Psicologia do Unileste, Dr. Eustáquio José de Souza Júnior, as docentes Ma. Marcela Fernanda de Souza e Patrícia Fátima Mendes Guedes e estudantes que estagiam no Centro de Atenção Psicossocial (CAPSI). As distinções foram atribuídas às notáveis contribuições dos profissionais na área de atuação, e às seis décadas da consolidação da Psicologia e conquistas da área no estado e no Brasil.
SOBRE A REGULAMENTAÇÃO
Hoje, 27 de agosto, completa 60 anos que a Lei nº 4.119 foi aprovada reconhecendo a psicologia como profissão no Brasil. Segundo o Serviço de Consulta Psicológica (SCP), o Brasil é o país com o maior número de psicólogos no mundo, com mais de 440 mil profissionais. Há mais de 50 anos o Unileste contribui com a formação de profissionais de excelência para diversos campos de cuidado da saúde mental, para todo o Brasil.
Segundo o Dr. Eustáquio José de Souza Júnior, a Instituição é um polo de psicologia na região do Vale do Aço. “As homenagens aos nossos estudantes e docentes, nesses 60 anos da regulamentação da Psicologia, evidencia, ainda mais, o protagonismo do Unileste na formação de excelentes profissionais e no fortalecimento da profissão, na nossa região e em todo o país”, complementa.