Compartilhar informações, conceitos e definições fundamentais relacionados ao processo de educar e formar cidadãos ambientalmente responsáveis é o objetivo do curso gratuito de Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias. Iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a capacitação na metodologia de educação a distância recebe inscrições até sexta-feira (11), por meio deste deste link.
Podem participar professores, analistas, gestores e dirigentes públicos, dirigentes de ONGs, alunos a partir de 16 anos do ensino médio e universitários.
O curso será disponibilizado na plataforma EAD Trilhas do Saber, a universidade corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). As atividades terão início em 15/3 e seguem até 24/4.
JOVENS MINEIROS SUSTENTÁVEIS
De acordo com o analista ambiental da Semad e organizador do curso, Ricardo Cottini, a primeira turma em 2022 será parte integrante do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, que irá desenvolver atividades de educação ambiental para alunos de escolas municipais do Ensino Fundamental.
“Uma das atividades é a aplicação do curso aos professores das escolas dos 73 municípios habilitados. Outras pessoas também podem fazer o curso, bem como professores de outros municípios mineiros e mesmo de outros estados”, afirma.
O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, ressalta que o programa Jovens Mineiros Sustentáveis compreende a capacitação dos professores na temática educação ambiental, além da realização de atividades práticas com os alunos. De acordo com ele, “a capacitação oferecida pela Semad, aportará informações qualificadas e recursos pedagógicos e metodológicos diferenciados, favorecendo o trabalho do professor em sala de aula”.
CURSO
O curso de Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias alcançou uma importante marca em sua segunda turma de 2021. Com 2.942 inscrições realizadas em oito estados brasileiros, o curso registrou adesão recorde dentre todas as edições do treinamento. O número representa aumento de 137% em relação à primeira turma do ano, que registrou 1.240 inscritos. Cerca de 4.500 pessoas das mais diversas categorias de público-alvo já participaram do curso.
Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marilia Melo, “o grande número de adesão registrado nas edições de 2021, demonstra o sucesso da capacitação oferecida pelo governo de Minas, cuja pesquisa de avaliação, atingiu um grau de satisfação médio de 9 pontos em 10”.
CONTEÚDO
O material oferecido demonstra alguns exemplos de projeto e atividades voltadas para a educação formal e não formal e visa orientar os indivíduos quanto às relações com o ambiente, o contexto social em que vivem e mostrar como se desenvolve a educação ambiental dentro do contexto da gestão do meio ambiente.
Os conteúdos serão disponibilizados na plataforma Trilhas do Saber em formato interativo, com o intuito de propiciar uma aprendizagem mais dinâmica. Serão oferecidos oito módulos: Conceitos; Objetivos; Princípios e Fundamentos da Educação Ambiental; Histórico da Educação Ambiental; Metodologias Pedagógicas em Educação Ambiental; Processo de Gestão Ambiental e a Educação Ambiental; Material Complementar; Avaliação Final. O curso também oferece a ferramenta para checklist, que permite ao participante listar e acompanhar seus progressos nas atividades realizadas, exercícios avaliativos (disponíveis em formato de questionário) e, ainda, uma avaliação sobre a satisfação com o curso, estratégia de coleta de opiniões do participante que visa o aperfeiçoamento das ações educacionais ofertadas.
APROVEITAMENTO
Para aprovação no curso será necessário a obtenção de 60% do total de pontos distribuídos, estando o certificado disponível aos participantes que atenderem aos requisitos para aprovação. O certificado poderá ser impresso pelo link presente na seção de encerramento do curso, mesma área de disponibilização do material de todos os conteúdos.