Coronel Fabriciano receberá no próximo sábado (24), uma equipe do Hemominas para coleta externa de sangue. A campanha tem o objetivo de reforçar o estoque do Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM) e do Hemominas. A expectativa é coletar cerca de 100 bolsas de sangue. Atualmente apenas o HJMM consome, em média 900 bolsas por ano em procedimentos diversos, que é fundamental para salvar vidas.
Para garantir o sucesso da ação, a prefeitura, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, dará todo o suporte para que a equipe do Hemocentro de Governador Valadares realize todo o procedimento. No local, Centro Administrativo, no bairro Bom Jesus, antiga fundação, será montada uma estrutura para a coleta.
Conforme a assistente social do hospital, Simone Alves, “todo atendimento durante a ação será feito por meio de agendamento de hora em hora, para não dar tumulto, neste caso, basta procurar o hospital e os meios disponibilizados de contato e agendar o horário de coleta”, explicou.
QUEM PODE DOAR?
São necessários alguns pré-requisitos para doar sangue:
– Ter entre 16 a 69 anos de idade, e quem vai doar pela primeira vez precisa ter menos de 60 anos
– Pesar mais de 51 kg
– Estar saudável sem sintomas de gripes, resfriados ou com tosse nos últimos 30 dias
– Não ter tido contato com paciente com covid-19 nos últimos 14 dias
– No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessário ter autorização dos pais.
DOAR SANGUE É SEGURO
A profissional do HJMM aproveita para esclarecer alguns mitos. “Doar não ‘raleia’ o sangue ou diminui a imunidade do doador. Isso é um mito que, infelizmente, afasta potenciais voluntários à doação. Na coleta é retirado apenas 450 ml de sangue e o volume é reposto pelo próprio organismo em apenas 72 horas sem qualquer prejuízo à saúde do doador”, explica Simone Alves.
Serviço:
HEMOMINAS EM CORONEL FABRICIANO
Sábado, 24 de setembro | 9h às 16h | Centro Administrativo- Rua Platina, 288, bairro Bom Jesus.
Dúvidas e mais informações:
Serviço Social do HJMM
Telefone: (31) 3406 7374 | WhatsApp: (31) 97246-0027