Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Meio Ambiente

Indústrias do Brasil e da Alemanha discutem proteção climática e transição energética

Geraldo Alckmin, Robert Habeck, Flávio Roscoe e autoridades alemãs falam sobre assuntos estratégicos para o setor produtivo mineiro e brasileiro.

Cid Miranda por Cid Miranda
14 de março de 2023
em Meio Ambiente
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Indústrias do Brasil e da Alemanha discutem proteção climática e transição energética

Flávio Roscoe, presidente da Fiemg, no 39° Encontro Econômico Brasil-Alemanha (Foto: Divulgação)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Proteção climática, transição energética e digitalização são temas tratados como estratégicos para o desenvolvimento da indústria nacional e são pilares da agenda bilateral entre Brasil e Alemanha. Essas foram algumas constatações expressadas pelos governos dos dois países e de Minas Gerais, por lideranças empresariais e autoridades durante a abertura do 39° Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), nessa segunda-feira (13), em Belo Horizonte.

Em seu discurso, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou que o parque industrial brasileiro tem grandes possibilidades de crescimento nos próximos anos, especialmente em decorrência da matriz energética renovável e da diversidade de serviços e produtos, o que, segundo ele, tornam o Brasil competitivo e atrativo para investimentos. Nesse contexto, o vice-presidente enalteceu Minas Gerais como expoente na produção de energia fotovoltaica a acredita que o estado pode avançar ainda mais nessa direção.


Alckmin, entretanto, ponderou que o país precisa adotar algumas medidas importantes de fomento ao desenvolvimento sustentável e incentivo à produção, como a reforma tributária, desburocratização, apresentação de um novo arcabouço fiscal, entre outros. Sobre a Alemanha, o vice-presidente elogiou a parceria com o país europeu em diferentes segmentos industriais e, para alavancar essa cooperação, ele lembrou da importância do fechamento do acordo Mercosul e União Europeia e do avanço das tratativa sobre tributos. Alckmin ainda prometeu “trabalhar 24 horas para fortalecer a indústria mineira e brasileira”.

Flávio Roscoe, presidente da Fiemg, acredita que o vice-presidente, à frente do Ministério Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, pode fortemente contribuir para a melhoria do ambiente de negócios em Minas e no país. Para o líder empresarial, o setor produtivo tem grandes desafios e, ao mesmo tempo, oportunidades de elevar a competitividade. Um desse caminhos, prosseguiu o líder empresarial, passa pela proteção das áreas verdes e da produção de energia limpa.

“Minas Gerais tem 94,5% da sua matriz energética renovável. Podemos vender energia limpa e produtos com baixa pegada de carbono. A Fiemg tem feito um grande trabalho de mapeamento para agregar valor ao que é produzido aqui no nosso estado, levando em conta a descarbonização”, declarou. Flávio Roscoe lembrou ainda do papel decisivo do setor privado mineiro na preservação do meio ambiente e dos investimentos do setor privado alemão no estado.

Já o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, citou algumas ações do Executivo e Legislativo para conciliar a produção industrial e proteção climática e do meio ambiente. A adesão do Estado ao programa Race to Zero – Campanha global com objetivo de zerar emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050 – a aprovação da Lei Mar de Lama Nunca Mais, de 2019, que trata, por exemplo, da Política Estadual de Segurança de Barragens (PESB), foram destacadas por Zema. “Somos o estado que mais gera energia fotovoltaica e o que tem maior área reflorestada do país”, disse.

PARCERIA E CRESCIMENTO

Vice-chanceler e ministro federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha, Robert Habeck também falou da cooperação tradicional com o Brasil no segmento produtivo e vê o país como importante parceiro no América Sul. Habeck crê que o acordo Mercosul e União Europeia pode avançar para a formalização, beneficiando o comércio exterior entre os países.

Para Robert Habeck, o EEBA é um encontro fundamental para brasileiros e alemães trocarem informações e experiências sobre energia limpa, transição energética e digitalização, com destaque para a chamada Indústria 4.0. “Crescimento, prosperidade e proteção climática devem estar de mãos dadas para caminharem juntos”, disse.

O representante da presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, também falou do trabalho conjunto com o governo alemão em prol da indústria de ambos os países. Alban considera que o este evento “promove o encontro entre os setores públicos e privados, fortalecendo ainda os laços culturais entre os países”.

Em consonância com Ricardo Alban, o presidente da Federação das Indústrias Alemãs – BDI, professor Ing Siegfried, afirmou que o Brasil é um parceiro estratégico da Alemanha há mais de 100 anos e ambos os países têm desafios em comum afetos à industrial, como digitalização e segurança cibernética. Siegfried enxerga no Brasil um pioneiro na produção de energia limpa e considera essa condição de um dos atrativos de investimento externo. “Cooperação fortalecida significa mais investimento, mais exportação e importação. Juntos, podemos ter mais dinamismo nas relações econômicas do Brasil com a Alemanha”.

O EEBA tem a organização da Fiemg, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), patrocínio master da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge)/Governo de Minas Gerais, apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Invest Minas e a parceria da Vale e Basf.

Tag: BasfCNIEncontro Econômico Brasil-AlemanhaFiebFiemgproteção climáticatransição energéticaVale
Postagem anterior

Fabriciano inaugura novo Centro Municipal de Educação Infantil

Próxima postagem

Vale do Aço recebe palestra com o orador espírita Artur Valadares

Leia também

Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável
Meio Ambiente

Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

16 de maio de 2025
Usiminas é reconhecida pela terceira vez consecutiva no Índice de Sustentabilidade da B3
Meio Ambiente

Usiminas é reconhecida pela terceira vez consecutiva no Índice de Sustentabilidade da B3

14 de maio de 2025
Filhote de veado resgatado em Sabinópolis é acolhido no Cebus para cuidados
Meio Ambiente

Filhote de veado resgatado em Sabinópolis é acolhido no Cebus para cuidados

22 de abril de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    18 de maio de 2025
  • Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    18 de maio de 2025
  • Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    17 de maio de 2025
  • O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    17 de maio de 2025
  • Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    16 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?