Os visitantes do Parque Estadual do Rio Doce (Perd) contam novamente com o serviço de aluguel de embarcações no Lago Dom Helvécio. O serviço está em operação pelas empresas Conca Pesca Esportiva e Global, vencedoras do edital de autorização de prestação de serviços. Entre os serviços estão, a locação de barco a remo ou com motor, além de pedalinhos.
O gerente do Perd, Vinícius de Assis Moreira, destacou que as embarcações darão mais opções de lazer ao visitante, além de promover a pesca necessária para o controle de espécies de peixes que não são da bacia do Rio Doce, como a piranha e tucunaré.
“Retomamos com muita alegria o serviço de aluguel de embarcações no Perd, que estava paralisado há muitos anos e que voltamos a ofertar. Oferecermos o aluguel de barcos e pedalinhos, nesse primeiro momento, para as atividades de pesca, contemplação da paisagem e recreação. Acreditamos que a melhoria será significativa no movimento turístico do Perd e também proporcionar com mais efetividade um suporte à pesca, que é essencial para o manejo de espécies exóticas”, destaca Vinícius.
LOCAÇÃO E SERVIÇOS DAS EMBARCAÇÕES
As embarcações podem ser utilizadas das 7h às 18h, de terça-feira a domingo e feriados. A locação das embarcações é realizada conforme ordem de chegada. Demais informações como preços e serviços disponibilizados deverão ser consultadas junto às empresas, por meio dos telefones: (31) 98465-6025/ (31) 99931-0483 (Conca Pesca Esportiva) ou (31) 98540-4251 (Global).
PESCARIA NO PERD
Um dos grandes diferenciais do Parque Estadual do Rio Doce é a possibilidade da pesca, caso excepcional em unidade de conservação de proteção integral. A pesca é permitida no Lago Dom Helvécio, com a finalidade de manejo dos peixes de espécies exóticas, sendo elas: apaiari, piranha e tucunaré. Como já ocorre com os pescadores de barranco, as espécies nativas pescadas deverão ser devolvidas para a água.
Para realizar a pescaria embarcada no Lago Dom Helvécio é necessário apresentar a carteira de pesca amadora embarcada válida, expedida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) ou Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além disso, para pilotar barco a motor de 5 HP ou mais é obrigatório apresentar Arrais-Amador.