A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro aprovou no início da tarde desta quinta-feira (3), a convocação de Adriano Machado, fotógrafo da agência de notícias Reuters, e de Walter Delgatti Neto, conhecido como o hacker da Vaza Jato, após um acordo entre governo e oposição.
De acordo com a CNN Brasil, o pedido de convocação do fotógrafo tem sido reiterado por deputados e senadores da oposição desde o início das sessões da CPMI, em maio.
Delgatti foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã de ontem (2). Na mesma operação, agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
A CPMI aprovou ainda requerimento da relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que solicita o envio à comissão de relatórios da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) produzidos pelo órgão entre 1º de outubro de 2022 e 1º de janeiro de 2023.
A comissão retoma os trabalhos na terça-feira (8), com o depoimento de Anderson Torres, ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça na gestão Bolsonaro.