Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Saúde

Jornada da Psiquiatria chega a 5ª edição abordando o Suicídio

Especialistas lançam livro e ministram curso para qualificar profissionais no acolhimento a familiares enlutados por suicídio.

Cid Miranda por Cid Miranda
1 de março de 2023
em Saúde
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
Jornada da Psiquiatria chega a 5ª edição abordando o Suicídio

V Jornada da Psiquiatria, em Governador Valadares (Foto: Divulgação)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

A Associação Mineira de Psiquiatria (AMP) realiza nos dias 17 a 19 de março em Governador Valadares, a V Jornada da Psiquiatria, maior evento voltado aos estudos de saúde mental no interior de Minas Gerais, reunindo profissionais do Vale do Aço e do Leste de Minas. Esta é a primeira vez, após a pandemia da Covid-19 que a Jornada volta a ser realizada, agora com objetivo de reunir psiquiatras, psicólogos e demais profissionais da saúde, além de estudantes de medicina, psicologia e cursos afins, interessados na temática do suicídio, considerado um dos principais problemas de saúde pública do Brasil.

Na primeira noite, Humberto Corrêa, presidente da AMP, abre o evento com uma Aula Magna do curso que será ministrado nos outros dois dias e traz o tema ”Suicídio, da prevenção a pósvenção”, e antes mesmo da conferência, lança em Valadares seu livro “Tratado da Suicidologia”, uma área interdisciplinar que congrega esforços de psiquiatras, médicos de outras especialidades, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, economistas, entre outros.


A obra de 54 capítulos, oferece contribuições de profissionais de diversas áreas do conhecimento, com grandes nomes em Suicidologia do Brasil e de outros países. “É uma obra que pretende contribuir, mesmo que modestamente, a prevenção do suicídio. Nesses quase 200 anos de construção teórica da Suicidologia, temos hoje, uma base sólida e cientifica onde podemos trabalhar desde saúde publica a individualizada. Acho de particular importância nesse livro, os capítulos abordando as interfaces dos comportamentos suicida com o Direito no Brasil, aspectos que muitas vezes negligenciamos, mas acho importante ressaltar”, afirma Corrêa.

Temas como a criminalização do suicídio e transtornos psiquiátricos também serão abordados durante a jornada. “A atenção dos profissionais da área da saúde e uma ampla discussão sobre o tema podem fazer a diferença”, explica o psiquiatra, Pedro Colen que completa falando sobre a desmistificação do tema, “penso que falar sobre o suicídio sem tabus e sem preconceito é um caminho para entendermos o que leva a pessoa a esse extremo e a uma morte tão violenta”, interpela Colen.

CURSO

No segundo e terceiro dia da V Jornada de Psiquiatria acontece o curso “Cuidados de enlutados por suicídio e coordenação de grupo de apoio” que será ministrado pela psicológica Vivian Zicker. A formação apresenta algumas maneiras de ajudar os participantes a entender e tratar os enlutados que estão psicologicamente sensibilizados com a perda. “Diferente de perder uma pessoa por acidente ou causas naturais, o enlutado por suicídio apresenta uma série de características que os difere dos demais, pois experimenta sentimentos que antecedem a dor em si, principalmente de culpa, de raiva, de vergonha, de sensação de abandono, além de se fazer muitas perguntas não respondidas”, explica Zicker. É preciso reforçar a necessidade de tratamentos específicos para familiares e pessoas próximas ao suicida. “O luto é diferente de outros, pois o ato de tirar a própria vida não é socialmente aceitável. Assim, tanto o suicida quanto a família são extremamente julgados”, reitera Zicker.

Dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que o suicídio foi o responsável por mais de 1 em cada 100 mortes em 2019. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. “Trazer essa realidade e a necessidade de debates constantes sobre o assunto é primordial. Nesse curso com carga horário de 14 horas, nós vamos ter uma abordagem de vários temas que irão da prevenção ao acolhimento de enlutados. Buscar entender melhor os impactos sociais, os fatores de risco e os principais transtornos que se associam a morte”, afirma Colen com expectativa positiva sobre a qualificação de quem passar pela jornada.

ENCONTRO COM ENLUTADOS

A noite do sábado, dia (18), será marcada por uma reunião de acolhimento às famílias enlutadas, no salão da Catedral de Santo Antônio que fica no centro da cidade e facilita a participação. Pessoas que perderam entes queridos e próximos, serão convidadas e terão a oportunidade de compartilhar as emoções e sentimentos provocados pela perda com a psicóloga Vivian Zicker, os psiquiatras que vão participar do grupo e os profissionais que inicialmente vão comandar esse trabalho em Valadares.

A reunião marca o início de um Grupo de Apoio já existente em Belo Horizonte desde 2019, e que agora, por iniciativa dos psiquiatras que compõe a Regional Vale do Aço e Leste de Minas da Associação Mineira de Psiquiatria é trazido para Governador Valadares, devido aos resultados positivos já alcançados na capital. “As pessoas chegam com hipóteses, muitas perguntas e com a sensação de que deveriam ter feito alguma coisa”, explica  Zicker e nós podemos ajudar.

Pedro Colen explica que é importante assumir responsabilidades com a comunidade. “Temos que assumir uma responsabilidade que vai além da profissional e como cidadãos temos que ajudar as pessoas que estão vivendo esse luto tão difícil, por isso, buscamos trazer o grupo de apoio para Governador Valadares com o suporte e orientação de quem já faz isso com sucesso em Belo Horizonte”, afirma Colen otimista com os resultados que serão alcançados para quem vive o problema e com a possibilidade de ajudar.

A programação completa e as informações para inscrição estão disponíveis no site: https://www.even3.com.br/iv-jornada-de-psiquiatria-314734

Tag: Associação Mineira de Psiquiatriapsicológospsiquiatrassaúde mentalV Jornada da Psiquiatria
Postagem anterior

Siga Antenado abre agendamento para troca de parabólica em diversas cidades de MG

Próxima postagem

Carnaval 2023 projeta ainda mais o Bloco de Belô nas ruas de BH

Leia também

Governo confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil
Saúde

Governo confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil

16 de maio de 2025
Hospital Metropolitano realiza cirurgia inovadora com laser para tratamento da próstata
Saúde

Hospital Metropolitano realiza cirurgia inovadora com laser para tratamento da próstata

16 de maio de 2025
HMC celebra 60 anos com solenidade que destaca legado e compromisso com a saúde
Saúde

HMC celebra 60 anos com solenidade que destaca legado e compromisso com a saúde

15 de maio de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Em encontro histórico, Papa prega diálogo entre religiões

    Em encontro histórico, Papa prega diálogo entre religiões

    19 de maio de 2025
  • Banco Central vai manter juros altos até inflação ceder, diz Galípolo

    Banco Central vai manter juros altos até inflação ceder, diz Galípolo

    19 de maio de 2025
  • Janja defende fala a Xi Jinping sobre controle do TikTok

    Janja defende fala a Xi Jinping sobre controle do TikTok

    19 de maio de 2025
  • MEC define novas regras para cursos EAD: veja o que muda

    MEC define novas regras para cursos EAD: veja o que muda

    19 de maio de 2025
  • INSS exigirá identificação biométrica para desbloquear consignados

    INSS exigirá identificação biométrica para desbloquear consignados

    19 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?