A tecnologia se tornou uma aliada essencial no cotidiano das pessoas, especialmente em um mundo marcado pela globalização e pelo pós-pandemia. No campo da educação, esse fenômeno não é diferente: as ferramentas tecnológicas são recursos valiosos que otimizam o aprendizado e trazem dinamismo às aulas.
Em homenagem ao Dia do Professor, Daniel Lopes Miranda, professor de inglês do Programa Bilíngue do Colégio São Francisco Xavier (CSFX), explica como a tecnologia pode ser um suporte à educação e enfatiza a importância do papel do professor. Ele destaca que, para que a utilização de tecnologias em sala de aula seja eficaz e segura, é fundamental que o educador esteja preparado e engajado na mediação desse processo.
A integração da tecnologia na educação não apenas enriquece o conteúdo, mas também ajuda a formar cidadãos críticos e bem-informados. O desafio, portanto, é garantir que essa transformação digital aconteça de maneira consciente e produtiva, sempre com o professor como guia e facilitador.
No CSFX os docentes e discentes têm o privilégio de contar com a tecnologia a favor, porém, segundo Daniel, a situação não é a mesma em várias escolas do país e há um grande desafio enfrentado pelos docentes ao realizar essa ambientação. “Hoje, a maior dificuldade ao integrar a tecnologia no ambiente educacional é a falta de familiaridade e domínio dessas ferramentas por parte dos alunos”, ressalta.
Professor do CSFX há sete anos, Daniel reforça que os recursos tecnológicos têm contribuído positivamente para o aprendizado dos alunos em sala de aula. “A tecnologia dá mais dinamismo às atividades, dentro e fora da sala de aula, por meio da criação e do compartilhamento de conteúdo digital de qualidade, em diversas formas, seja como vídeos, aplicativos interativos ou jogos educativos. Isso enriquece a experiência dos alunos, pois são ofertados recursos complementares aos materiais didáticos tradicionais. Além disso, a incorporação de elementos de jogos em atividades educacionais, também conhecida como gamificação, tem aumentado o engajamento dos alunos e tornado o aprendizado mais divertido e interativo”, destaca.
Sempre focado no aprendizado constante dos alunos e seguindo sua premissa de sempre ofertar o que há de melhor em termos de educação e tecnologia, o Colégio São Francisco Xavier conta com lousas digitais touch screen de 80 polegadas em todas as salas de aula, câmeras de alta definição, microfones, notebooks, sistemas de iluminação e sonorização, kits multimídias, câmeras de segurança, construído um estúdio de gravação, ampliada a infraestrutura de internet, além de laboratórios de informática, possui uma sala de mind makers.
Durante suas aulas de inglês no CSFX, Daniel utiliza a tecnologia como forma de agregar conteúdo ao conhecimento dos alunos, para refletirem a realidade do dia a dia e do mercado de trabalho. “Sempre tento incorporar a tecnologia em minhas aulas de forma a tornar o processo de aprendizagem mais atraente e envolvente para os alunos, seja por meio de atividades interativas e colaborativas. Utilizo jogos educativos, vídeos, simulações e outros recursos digitais. Em nossos projetos, os recursos tecnológicos são usados para demonstrar a realidade do dia a dia e do mercado de trabalho, repassando sobre empreendedorismo, pensamento crítico, colaboração, trabalho em equipe, e, ao mesmo tempo, ampliando o vocabulário em língua inglesa”, conta.
Contudo, o docente alerta que, mesmo sendo uma grande aliada, a tecnologia exige cuidados em seu uso, para evitar dependência excessiva ou distrações no momento de estudo. “Os professores são essenciais para garantirem que o uso da tecnologia seja eficiente e seguro, sem qualquer critério pedagógico e sem comprometer a qualidade do ensino. Se mal utilizada, a tecnologia pode prejudicar as tarefas dos estudantes. Usar aplicativos que fornecem respostas rápidas, em vez de aprender o exercício em profundidade, é um exemplo de como o uso inadequado da tecnologia pode ser prejudicial. Os professores devem encontrar o ponto de equilíbrio entre a utilização correta dos aplicativos e o uso desregrado”, orienta.
Nesta data, que destaca o papel do educador, Daniel vê com bons olhos o uso da tecnologia em sala de aula, não apenas como ferramenta de aprendizado, mas também como forma de diminuir a desigualdade educacional, mas ressalta também o papel do educador como transformador para a formação de cidadãos. “O uso dessas ferramentas torna o ensino mais acessível a todos, ao remover barreiras físicas, temporais e até sociais. A tecnologia abre caminhos para que pessoas de diversas condições e localidades possam ter acesso ao conhecimento e ao aprendizado. Além de superar barreiras geográficas, ela proporciona flexibilidade de horário, permitindo que os estudantes acessem o conteúdo e realizem atividades em momentos mais convenientes”, pontua o professor.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SÃO FRANCISCO XAVIER
Responsável por gerir as unidades que promovem o ensino, a Fundação Educacional é composta pelo Colégio São Francisco Xavier (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) e o CSFX Técnico.
Primeira instituição no Brasil, no cenário educacional, a ser certificada pela Norma ISO, o compromisso do CSFX com a excelência se reflete em resultados notáveis.
As conquistas dos alunos da 3ª série do Ensino Médio em processos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) comprovam a competência e o empenho constante da Instituição. Em 2023, obteve 81% de aprovação nos vestibulares, e os resultados alcançados pelos alunos no Enem classificaram o CSFX em 1º lugar no Vale do Aço entre as escolas de grande porte, 18º lugar no estado de Minas Gerais, posicionando-se entre as 120 melhores escolas do país. Outro destaque foi a participação nas Olimpíadas do Conhecimento. Em 2023, os alunos do CSFX conquistaram 512 premiações em competições nacionais.
Vale destacar a parceria com o Sistema de Ensino Bernoulli, que agregou valor ao processo de ensino-aprendizagem, garantindo conhecimento de qualidade, aprendizagem significativa e interação tecnológica.