Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Educação

A revolução digital na educação e a importância do professor

Professor do Colégio São Francisco Xavier explica como a tecnologia pode ser um suporte à educação

Cid Miranda por Cid Miranda
15 de outubro de 2024
em Educação
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
A revolução digital na educação e a importância do professor

Daniel Lopes Miranda, professor de inglês do Programa Bilíngue do CSFX (Foto: Divulgação)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

A tecnologia se tornou uma aliada essencial no cotidiano das pessoas, especialmente em um mundo marcado pela globalização e pelo pós-pandemia. No campo da educação, esse fenômeno não é diferente: as ferramentas tecnológicas são recursos valiosos que otimizam o aprendizado e trazem dinamismo às aulas.

Em homenagem ao Dia do Professor, Daniel Lopes Miranda, professor de inglês do Programa Bilíngue do Colégio São Francisco Xavier (CSFX), explica como a tecnologia pode ser um suporte à educação e enfatiza a importância do papel do professor. Ele destaca que, para que a utilização de tecnologias em sala de aula seja eficaz e segura, é fundamental que o educador esteja preparado e engajado na mediação desse processo.


A integração da tecnologia na educação não apenas enriquece o conteúdo, mas também ajuda a formar cidadãos críticos e bem-informados. O desafio, portanto, é garantir que essa transformação digital aconteça de maneira consciente e produtiva, sempre com o professor como guia e facilitador.

No CSFX os docentes e discentes têm o privilégio de contar com a tecnologia a favor, porém, segundo Daniel, a situação não é a mesma em várias escolas do país e há um grande desafio enfrentado pelos docentes ao realizar essa ambientação. “Hoje, a maior dificuldade ao integrar a tecnologia no ambiente educacional é a falta de familiaridade e domínio dessas ferramentas por parte dos alunos”, ressalta.

Professor do CSFX há sete anos, Daniel reforça que os recursos tecnológicos têm contribuído positivamente para o aprendizado dos alunos em sala de aula. “A tecnologia dá mais dinamismo às atividades, dentro e fora da sala de aula, por meio da criação e do compartilhamento de conteúdo digital de qualidade, em diversas formas, seja como vídeos, aplicativos interativos ou jogos educativos. Isso enriquece a experiência dos alunos, pois são ofertados recursos complementares aos materiais didáticos tradicionais. Além disso, a incorporação de elementos de jogos em atividades educacionais, também conhecida como gamificação, tem aumentado o engajamento dos alunos e tornado o aprendizado mais divertido e interativo”, destaca.

Sempre focado no aprendizado constante dos alunos e seguindo sua premissa de sempre ofertar o que há de melhor em termos de educação e tecnologia, o Colégio São Francisco Xavier conta com lousas digitais touch screen de 80 polegadas em todas as salas de aula, câmeras de alta definição, microfones, notebooks, sistemas de iluminação e sonorização, kits multimídias, câmeras de segurança, construído um estúdio de gravação, ampliada a infraestrutura de internet, além de laboratórios de informática, possui uma sala de mind makers.

Durante suas aulas de inglês no CSFX, Daniel utiliza a tecnologia como forma de agregar conteúdo ao conhecimento dos alunos, para refletirem a realidade do dia a dia e do mercado de trabalho. “Sempre tento incorporar a tecnologia em minhas aulas de forma a tornar o processo de aprendizagem mais atraente e envolvente para os alunos, seja por meio de atividades interativas e colaborativas. Utilizo jogos educativos, vídeos, simulações e outros recursos digitais. Em nossos projetos, os recursos tecnológicos são usados para demonstrar a realidade do dia a dia e do mercado de trabalho, repassando sobre empreendedorismo, pensamento crítico, colaboração, trabalho em equipe, e, ao mesmo tempo, ampliando o vocabulário em língua inglesa”, conta.

Contudo, o docente alerta que, mesmo sendo uma grande aliada, a tecnologia exige cuidados em seu uso, para evitar dependência excessiva ou distrações no momento de estudo. “Os professores são essenciais para garantirem que o uso da tecnologia seja eficiente e seguro, sem qualquer critério pedagógico e sem comprometer a qualidade do ensino. Se mal utilizada, a tecnologia pode prejudicar as tarefas dos estudantes. Usar aplicativos que fornecem respostas rápidas, em vez de aprender o exercício em profundidade, é um exemplo de como o uso inadequado da tecnologia pode ser prejudicial. Os professores devem encontrar o ponto de equilíbrio entre a utilização correta dos aplicativos e o uso desregrado”, orienta.

Nesta data, que destaca o papel do educador, Daniel vê com bons olhos o uso da tecnologia em sala de aula, não apenas como ferramenta de aprendizado, mas também como forma de diminuir a desigualdade educacional, mas ressalta também o papel do educador como transformador para a formação de cidadãos. “O uso dessas ferramentas torna o ensino mais acessível a todos, ao remover barreiras físicas, temporais e até sociais. A tecnologia abre caminhos para que pessoas de diversas condições e localidades possam ter acesso ao conhecimento e ao aprendizado. Além de superar barreiras geográficas, ela proporciona flexibilidade de horário, permitindo que os estudantes acessem o conteúdo e realizem atividades em momentos mais convenientes”, pontua o professor.

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SÃO FRANCISCO XAVIER

Responsável por gerir as unidades que promovem o ensino, a Fundação Educacional é composta pelo Colégio São Francisco Xavier (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) e o CSFX Técnico.

Primeira instituição no Brasil, no cenário educacional, a ser certificada pela Norma ISO, o compromisso do CSFX com a excelência se reflete em resultados notáveis.

As conquistas dos alunos da 3ª série do Ensino Médio em processos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) comprovam a competência e o empenho constante da Instituição. Em 2023, obteve 81% de aprovação nos vestibulares, e os resultados alcançados pelos alunos no Enem classificaram o CSFX em 1º lugar no Vale do Aço entre as escolas de grande porte, 18º lugar no estado de Minas Gerais, posicionando-se entre as 120 melhores escolas do país. Outro destaque foi a participação nas Olimpíadas do Conhecimento. Em 2023, os alunos do CSFX conquistaram 512 premiações em competições nacionais.

Vale destacar a parceria com o Sistema de Ensino Bernoulli, que agregou valor ao processo de ensino-aprendizagem, garantindo conhecimento de qualidade, aprendizagem significativa e interação tecnológica.

Tag: Colégio São Francisco XavierDia do Professoreducaçãoeducadortecnologia
Postagem anterior

Nossa linda juventude

Próxima postagem

Bloquear ou silenciar no WhatsApp: saiba qual escolher

Leia também

Minas anuncia novo concurso público da Educação com quase 14 mil mil vagas
Educação

Minas anuncia novo concurso público da Educação com quase 14 mil mil vagas

16 de maio de 2025
Inscrições prorrogadas para cursos no Instituto do Inox
Educação

Inscrições prorrogadas para cursos no Instituto do Inox

8 de maio de 2025
Abertas as inscrições para curso de produção de queijos artesanais
Educação

Abertas as inscrições para curso de produção de queijos artesanais

30 de abril de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    17 de maio de 2025
  • O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    17 de maio de 2025
  • Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    16 de maio de 2025
  • Minas anuncia novo concurso público da Educação com quase 14 mil mil vagas

    Minas anuncia novo concurso público da Educação com quase 14 mil mil vagas

    16 de maio de 2025
  • Últimos dias para visitar a exposição “Anne Frank – Uma História para Hoje” no Centro Cultural Usiminas

    Últimos dias para visitar a exposição “Anne Frank – Uma História para Hoje” no Centro Cultural Usiminas

    16 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?