Um apagão online global, desencadeado por uma falha em um sistema da Microsoft, está causando transtornos em empresas de diversos setores ao redor do mundo nesta sexta-feira (19). Companhias aéreas, bancos, empresas de telecomunicações e hospitais estão entre os afetados.
Desde a noite anterior, o site Downdetector, que monitora interrupções na rede, registrou picos de incidentes em vários serviços que utilizam aplicativos da Microsoft. Inicialmente detectados nos Estados Unidos, os problemas rapidamente se espalharam para outras partes do mundo.
Nos EUA, todas as grandes companhias aéreas, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam seus voos na madrugada de sexta-feira. A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) confirmou o incidente, que afetou todos os voos no país, sem previsão de normalização. A FAA indicou que estão sendo realizadas atualizações no sistema para restaurar os serviços.
A companhia aérea irlandesa Ryanair também relatou impacto significativo em suas operações devido à falha global, atribuída a um “software de terceiros”. A sede em Dublin recomendou que os passageiros chegassem aos aeroportos com pelo menos três horas de antecedência para evitar filas.
Em Israel, o Ministério da Saúde informou que hospitais e outros serviços de saúde enfrentaram falhas técnicas. O jornal Times of Israel mencionou que uma falha global no sistema de segurança informática Crowdstrike, ligado ao Windows da Microsoft, foi a causa das interrupções. O serviço de emergência Magen David Adom relatou dificuldades em receber chamadas e pediu aos cidadãos que contatassem a polícia em caso de emergência. Problemas similares foram registrados no serviço de Correios e no Aeroporto Internacional Ben Gurion, que alertou para possíveis atrasos nos voos.
Na Austrália, além das interrupções nos principais aeroportos, o apagão afetou os sistemas de pagamento de supermercados e bancos como NAB, ANZ, Commonwealth Bank e Bendigo Bank, conforme relatado pela emissora estatal ABC. Companhias aéreas do Sudeste Asiático, como Singapore Airlines, Filipinas Cebu Pacific e Malaysian AirAsia, também confirmaram problemas associados ao sistema da Microsoft.
A origem do apagão foi identificada em uma atualização defeituosa da plataforma de segurança informática CrowdStrike, que impactou os sistemas da Microsoft e causou um caos global. A empresa admitiu a falha na atualização de sua plataforma CrowdStrike Falcon, um sistema de proteção do Windows, e afirmou que está trabalhando para resolver o problema.
Especialistas explicaram à Agência EFE que a última atualização de controladores da Falcon continha erros, colapsando o Azure, a plataforma de computação em nuvem da Microsoft. Isso resultou na aparição de “telas azuis da morte” em sistemas ao redor do mundo, indicando que os servidores precisavam ser reiniciados. A CrowdStrike sugere a exclusão de um arquivo sys do sistema Windows, mas isso não garante a recuperação completa das funções.
Os servidores da própria CrowdStrike estão inativos, dificultando a previsão de quando os sistemas afetados serão plenamente restaurados. A falha continua a causar impactos significativos em diversos setores globais, sem uma solução definitiva à vista.