Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Opinião Amauri Meireles

Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social

Órgão tem por finalidade formular e propor diretrizes para a política nacional da segurança pública

Redação por Redação
24 de junho de 2024
em Amauri Meireles
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social

Profissionais de segurança pública (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por Amauri Meireles (*)

No último dia 20 junho, ocorreu a 9ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (CNSP). Conforme a Portaria nº 40, de 29 de janeiro 2020, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), esse conselho tem por finalidade formular e propor diretrizes para a política nacional voltada à promoção da segurança pública (PNaSPDS), prevenção e repressão à violência e à criminalidade.


Para que o leitor entenda, há, em tese, um ciclo que envolve concepções e ações que visam a reduzir a insegurança em nosso ambiente: temos um hiper CNSP que deve formular e propor diretrizes para a PNaSPDS; esta, por sua vez, fixaria princípios, diretrizes, objetivos que condicionam a estratégia de segurança pública, sendo a referência para elaboração do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS); este plano é desdobrado em planos estaduais e em planos setoriais, os quais dão origem a projetos e programas.

Pela leitura das atas de reuniões anteriores, observa-se que foram tratados vários assuntos, com destaque para pedidos de verbas, exceto a proposição de diretrizes ou, pelo menos, o debate das que estão em vigor. Por oportuno, poderiam ser discutidas as conceituações de Segurança Pública, Defesa Social, Proteção e afins, pois, as inúmeras que estão circulando por aí, são conclusões individuais decorrentes de particulares percepções. E essa ausência de padrões vem ensejando que o problema da proteção da sociedade, do meio ambiente e da interação desses (compondo a proteção ecossistêmica) se apresente mal estruturado e, consequentemente, as soluções têm sido ineficientes ou deficientes ou insuficientes.

Convém destacar que as reuniões ordinárias do CNSP são semestrais, o que foi observado pela primeira vez, o que pode ser um indicativo de interesse, de comprometimento. Ainda na linha otimista, espera-se que a Ata seja divulgada o mais breve possível, visto que, as anteriores, chegaram a demorar mais de um ano, impedindo que se conheçam os temas discutidos, o conteúdo dos debates e as conclusões/propostas votadas.

Por ora, a mídia noticiou que o ministro Lewandowski disse que “a criminalidade hoje é mais do que um simples problema de segurança pública, é um problema de segurança nacional”, acertando no cravo, errando na ferradura. De fato, um genérico problema sociopolítico não pode continuar sendo tratado como um específico problema policial. Entretanto, antes de ser incluído na “defesa” nacional, é necessário que os procedimentos se esgotem na área da “defesa” social, dependendo de sua conceituação (defesa social = repressão vigorosa das infrações; nova defesa social = prevenção do crime, repressão vigorosa das infrações, tratamento do delinquente; novíssima defesa ou defesa ecossistêmica = defesa contra o gênero ameaças e, não apenas, contra a espécie-crime).

O secretário Nacional de Segurança Pública disse que a pasta está concentrando esforços e investimentos em integração (não seria interação?) e inteligência. Ótima a providência de planejar conforme características de um ambiente de negócio, embasado em uma “Polícia 4.0”, aumentando o risco da atividade criminosa e diminuindo sua lucratividade na base.

Dentre as metas incluídas na mostra da revisão do PNSPDS (a ministra Carmen Lúcia teria “ordenado?” algumas alterações pontuais “no nosso Plano”), consta a redução na taxa nacional de homicídio de mulheres (cair para 02 -duas- mortes por 100.000 mulheres), e, também, na taxa nacional de feminicídio (cair para 01 -uma- morte por 100.000 mulheres, até 2030.

Evidentemente, o trabalho para bater essas metas não é, apenas, de Salvaguarda Social (de segurança pública), de responsabilidade das Polícias e coordenado pelo MJSP, mas, sim, de Defesa Social, de defesa ecossistêmica (de responsabilidade de todos os ministérios compromissados com o provimento da proteção do ecossistema). Portanto, se não forem corrigidas as distopias estatais, somente as Polícias jamais baterão essas metas.

E, além dessas distopias, sempre faltaram, nas ações de controle e de mitigação de ameaças ao organismo social, a clareza conceitual, a coordenação, a interação.

Enfim, ainda conforme a mídia, observa-se que, na revisão do PNSPDS, há boas propostas estratégicas, mas, também, propostas operacionais. E esse CNSPDS deve pensar macro, deixando o varejo para os desdobramentos.

Quanto à pretensão de “implementar políticas para combater o racismo institucional (o disfemismo é falar ‘estrutural’) nas instituições de segurança pública”, a melhor política talvez seja à adotada em relação a suicídios: quanto menos notícia, menos ocorrência. Evidentemente, sem que a pesquisa e a discussão científica sejam inibidas.

Considerando que é melhor acender uma vela que maldizer a escuridão, vamos esperar a divulgação da ata dessa 9ª reunião para ver se estão claras, bem definidas as tarefas para esse momento basilar: o de arrumar a casa, visto que a heterogeneidade conceitual e o desarranjo estrutural têm sido empecilhos para se identificar efetividade na segurança pública (ou seria no provimento da proteção ecossistêmica?).

*Amauri Meireles é coronel veterano da PMMG, foi comandante da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do 14º Batalhão em Ipatinga, membro do Instituto Brasileiro de Segurança Pública e membro da Academia de Letras Capitão PM João Guimarães Rosa
Tag: criminalidadediretrizessegurança públicaviolência
Postagem anterior

Elevador com mais de 20 pessoas cai 15 andares no Centro de BH

Próxima postagem

Ipatinga capta R$ 1,5 milhão em emenda para construção de sede do Creas

Leia também

Enfrentar rinoceronte com estilingue
Amauri Meireles

Enfrentar rinoceronte com estilingue

5 de maio de 2025
Guarda Municipal: reforçando a salvaguarda social
Amauri Meireles

Guarda Municipal: reforçando a salvaguarda social

29 de abril de 2025
A PEC e Dulcineia de Toboso
Amauri Meireles

A PEC e Dulcineia de Toboso

14 de abril de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    18 de maio de 2025
  • Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    18 de maio de 2025
  • Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    17 de maio de 2025
  • O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    17 de maio de 2025
  • Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    16 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?