Um grupo de 62 parlamentares da oposição moveu um recurso para levar ao plenário da Câmara a análise da decisão do Conselho de Ética que livrou o deputado federal André Janones (Avante-MG) de um processo de cassação. A iniciativa foi liderada pela deputada Bia Kicis (PL-DF), que obteve apoio de outros parlamentares da direita. Agora, cabe ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), agendar a votação do recurso.
Se aprovado pelo plenário, o caso poderá ser reaberto no conselho, com a designação de um novo relator para conduzir a investigação.
O processo contra Janones no Conselho de Ética foi iniciado para investigar uma suposta quebra de decoro parlamentar e foi rejeitado em 5 de junho último. A sessão foi marcada por tumulto e discussões acaloradas entre os parlamentares, o que levou à implementação de novas regras na Casa para agilizar a punição de parlamentares envolvidos em conflitos.
Janones é acusado de participar de um esquema de rachadinha com funcionários, prática na qual parte dos salários é devolvida. O relator do caso no Conselho de Ética foi o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), que argumentou não haver justa causa para dar seguimento ao processo, pois os fatos denunciados ocorreram antes do início do mandato de Janones na Câmara.
O processo foi arquivado com 12 votos a favor e 5 contra.