Na próxima segunda-feira, 26 de agosto, o futuro da duplicação da BR-381, no trecho que liga Caeté a Governador Valadares, estará em jogo. Nesta data, representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estarão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) para receber os envelopes das empresas interessadas em participar do leilão de concessão da rodovia, marcado para o dia 29 de agosto. A concessão visa transformar uma das estradas mais perigosas de Minas Gerais, apelidada de “Rodovia da Morte”, em uma via segura e moderna.
A expectativa é alta, após várias revisões no edital, realizadas para tornar o projeto mais atrativo, o otimismo tomou conta dos envolvidos. “Estamos confiantes de que as alterações no edital despertarão o interesse dos grupos empresariais para investir na duplicação da BR-381”, afirmou Carlos Alvise, assessor do diretor da ANTT, Guilherme Sampaio, em uma reunião virtual realizada nessa terça (20).
Caso não apareçam propostas de empresas interessadas no dia 26, o leilão será automaticamente cancelado, adiando novamente o tão aguardado projeto de duplicação da rodovia. Contudo, as modificações no edital buscam evitar esse desfecho, oferecendo condições mais favoráveis para os investidores, o que pode garantir o sucesso da concessão.
“A BR-381 é uma via crucial para o escoamento de produção e para o transporte de passageiros em Minas Gerais, mas sua infraestrutura precária tem sido alvo de críticas e motivo de tragédias há décadas. A concessão à iniciativa privada é vista como a solução mais viável para resolver os problemas de segurança e trafegabilidade, transformando a estrada em uma rodovia moderna, que atenda às necessidades do estado e do país”, ressalta Clesio Gonçalves, coordenador do Movimento Pró-Vidas da BR-381.
O leilão, se realizado, representará um marco na história da infraestrutura de transportes em Minas Gerais, com a promessa de uma BR-381 mais segura e eficiente, impulsionando o desenvolvimento econômico e a mobilidade na região. A expectativa agora se volta para o dia 26, quando saberemos se o projeto terá, finalmente, o caminho livre para seguir em frente.