O segundo turno das eleições municipais de 2024 surpreendeu com reviravoltas em cinco capitais brasileiras, onde candidatos que ficaram em segundo lugar no primeiro turno conquistaram a vitória final. Fortaleza, Goiânia, Belo Horizonte, Porto Velho e Palmas registraram mudanças significativas no resultado das urnas neste domingo (27/10).
Em Belo Horizonte houve reviravolta com a reeleição de Fuad Noman (PSD), que conquistou mais de 53% dos votos, derrotando Bruno Engler (PL), líder no primeiro turno. Em Porto Velho, Léo Barreto (Podemos) surpreendeu ao vencer Mariana Carvalho (União Brasil) com 56,18% dos votos, mesmo após ter ficado atrás na primeira etapa.
Já em Fortaleza, o petista Evandro Leitão conquistou a única vitória do PT entre as capitais, superando André Fernandes (PL) após estar em desvantagem no primeiro turno. A capital cearense protagonizou uma das disputas mais acirradas desta rodada eleitoral.
Goiânia testemunhou a vitória de Mabel (União Brasil), apoiada pelo governador Ronaldo Caiado, que ultrapassou Fred Rodrigues (PL), candidato respaldado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Mabel alcançou mais de 55% dos votos válidos, revertendo o resultado anterior.
Em Palmas, a primeira experiência com segundo turno na história da cidade terminou com Eduardo Siqueira Campos (Podemos) superando Janad Valcari (PL). O candidato vitorioso conseguiu 53,03% dos votos, deixando para trás a adversária que havia liderado na primeira etapa com 39,22%.
(Com informações do Metrópoles)