Um novo grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos chegará ao Brasil na próxima sexta-feira (7) pelo Aeroporto de Fortaleza, em mudança de rota determinada pelo governo federal. A alteração visa impedir que os cidadãos deportados sobrevoem o território nacional usando algemas, prática considerada degradante pelas autoridades brasileiras.
A decisão de mudar o local de chegada dos voos, que antes era em Belo Horizonte, partiu do próprio presidente Lula durante reunião no Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira (3). A medida surge após polêmicas envolvendo o último voo de deportados, quando 88 brasileiros permaneceram algemados mesmo após o pouso em território nacional.
O governo brasileiro protestou contra o que chamou de “uso indiscriminado de algemas” pela imigração norte-americana. Com o novo procedimento em Fortaleza, os brasileiros terão as algemas retiradas logo após o pouso e poderão seguir para seus destinos finais em condições mais dignas.
Uma nova reunião marcada para esta terça-feira (4) definirá os detalhes logísticos da operação e decidirá se Fortaleza se tornará o ponto de entrada permanente para todos os próximos voos com deportados vindos dos EUA. O encontro contará com representantes de autoridades cearenses e órgãos federais para organizar a recepção e assistência aos brasileiros que retornam ao país.
Este é o segundo voo de deportados desde o início da atual gestão de Donald Trump na Casa Branca. O número exato de passageiros que chegará nesta sexta-feira ainda não foi divulgado pelas autoridades.