Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Brasil

Facções aplicam golpes digitais usando programas do governo

TCU identifica anúncios falsos criados por organizações criminosas

Redação por Redação
30 de julho de 2026
em Brasil
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Bolsa Família paga valor menor e a menos famílias em julho

Bolsa Família (Foto: Roberta Aline/MDS)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União divulgada no dia 30 de julho de 2026 revelou que o Primeiro Comando da Capital e o Comando Vermelho estruturaram uma operação digital para aplicar fraudes em cidadãos. As organizações criminosas utilizaram nomes de programas sociais do governo federal para enganar principalmente aposentados e famílias de baixa renda em todo o país.

O levantamento realizado pelos auditores mapeou 1,7 mil anúncios fraudulentos em plataformas digitais no período entre 10 e 21 de janeiro de 2025. As peças publicitárias enganosas exploravam marcas de iniciativas públicas como o Desenrola Brasil e o Voa Brasil, simulação de comunicações oficiais e estratégias de urgência, aproveitando-se de alterações nas regras de envio de dados de transações por Pix à Receita Federal para pressionar as vítimas.


De acordo com o tribunal, 83,2% das publicações ilegais reproduziam com precisão a identidade visual governamental, logotipos oficiais e artes de bancos públicos como a Caixa Econômica Federal. Para conferir maior credibilidade às abordagens, os criminosos também usaram ferramentas de inteligência artificial na manipulação de imagens e vozes de figuras públicas, além de fotos de filas em agências bancárias.

As investidas envolvendo o Desenrola Brasil tiveram início em 7 de julho de 2024, oferecendo a falsa promessa de renegociação de dívidas mediante o fornecimento de dados e pagamentos via Pix. Já as fraudes associadas ao Voa Brasil começaram em 25 de julho de 2024, focando diretamente aposentados do INSS, além de falsos anúncios sobre valores a receber e serviços do Banco Central.

As informações coletadas ilegalmente pela rede criminosa eram aplicadas em clonagem de cartões e fraudes via aplicativo de mensagens. Em diversas ocasiões, os alvos efetuaram transferências diretas por Pix para contas mantidas pelas facções, evidenciando a expansão das atividades do crime organizado para o ambiente cibernético.

Tag: Comando Vermelhocrime organizadoDesenrola Brasilestelionatogolpes digitaisPCCprogramas sociaisTCUTribunal de Contas da UniãoVoa Brasil
Postagem anterior

Paraguai convoca embaixador brasileiro após fala de Lula sobre guerra

Próxima postagem

PF aciona AGU contra determinações de Mendonça no STF

Leia também

Livro destaca trajetórias de lideranças negras no Brasil
Brasil

Livro destaca trajetórias de lideranças negras no Brasil

7 de outubro de 2026
Belo Horizonte recebe evento sobre negócios com El Salvador
Brasil

Belo Horizonte recebe evento sobre negócios com El Salvador

7 de outubro de 2026
Presidente da Cenibra concorre a premiação estadual de liderança
Brasil

Presidente da Cenibra concorre a premiação estadual de liderança

6 de outubro de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Centro de Memória Usiminas sedia concerto gratuito de jazz

    Centro de Memória Usiminas sedia concerto gratuito de jazz

    7 de outubro de 2026
  • FSFX abre processo seletivo com vagas no Vale do Aço

    FSFX abre processo seletivo com vagas no Vale do Aço

    7 de outubro de 2026
  • Livro destaca trajetórias de lideranças negras no Brasil

    Livro destaca trajetórias de lideranças negras no Brasil

    7 de outubro de 2026
  • Belo Horizonte recebe evento sobre negócios com El Salvador

    Belo Horizonte recebe evento sobre negócios com El Salvador

    7 de outubro de 2026
  • Feitiço saiu contra os feiticeiros

    Feitiço saiu contra os feiticeiros

    7 de outubro de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?