Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Meio Ambiente

Parque Estadual do Rio Doce celebra 79 anos com tradicional romaria

Além da programação ao longo do mês, o Perd se prepara para projeto de concessão

Cid Miranda por Cid Miranda
11 de julho de 2023
em Meio Ambiente
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
Parque Estadual do Rio Doce celebra 79 anos com tradicional romaria

Parque Estadual do Rio Doce (Foto: Evandro Rodney/Divulgação)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

A primeira unidade de conservação criada em Minas Gerais e uma das primeiras do Brasil, o Parque Estadual do Rio Doce (Perd), completa 79 anos na próxima sexta-feira (14), e será celebrado com a tradicional romaria ecológica na região, que será realizada no sábado (15). O parque também se prepara para uma nova fase: será o próximo em Minas Gerais a ter concessão para as áreas de visitação da unidade, fortalecendo ainda mais o potencial turístico do local. Nas próximas semanas, está prevista a abertura da consulta pública do projeto de concessão, visando colher contribuições da sociedade sobre o projeto.

Localizado entre os municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo, a unidade de conservação, sob a gestão do Instituto Estadual de Florestas (IEF), é considerada a maior área contínua de Mata Atlântica preservada em Minas, com rica biodiversidade e árvores centenárias. Os rios Doce e Piracicaba são os principais corpos d’água da região. As lagoas abrigam uma grande diversidade de peixes, que servem de instrumento para pesquisas sobre a fauna aquática nativa, com espécies como bagre, cará, lambari, cumbaca, manjuba, piabinha, traíra, entre outras.


Para celebrar os 79 anos, será realizada a tradicional Romaria Ecológica Nossa Senhora da Saúde, no dia 15/07, às 11h na sede do Perd, além de celebrações nos municípios de Dionísio, Marliéria e Timóteo ao longo do mês. A romaria remonta a história precursora à criação do parque, na qual, entre as décadas de 1930 e 1940, o arcebispo de Mariana, Dom Helvécio, realizou visitas à região se encantando pela beleza das matas preservadas e das diversas lagoas.

O gerente do Perd, Vinícius Moreira, reforça a importância do evento para a Unidade de Conservação e também para a população do entorno. “O evento se revela como um momento de fidelidade da nossa história e da conservação da maior área contínua de Mata Atlântica de Minas. Realizar atividades como a Romaria é eternizar o Perd e toda sua contribuição na proteção da biodiversidade em Minas e seu papel como exemplo, elemento de identidade para conservação da Mata Atlântica e biodiversidade no Brasil”, destaca Vinícius.

De acordo com a diretora-geral do IEF, Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins, as celebrações reforçam os laços entre a comunidade do entorno e a unidade. “O Perd é um parque abraçado pelos moradores do entorno, o que reverbera nas ações de proteção e de conservação. É uma parceria rica para todos”, afirma.

CONCESSÃO

O Perd integra o Programa de Concessão em Parques Estaduais (PAC), lançado pelo Governo de Minas em 11/4/2019. A concessão de serviços de visitação no Perd deve ser feita nos mesmos moldes dos parques de Ibitipoca e Itacolomi, para os quais o Estado assinou contrato de concessão em maio de 2023, com a empresa Parques Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura. A audiência pública do Perd deve ser realizada entre os meses de agosto e setembro.

Segundo Cecília Vilhena, do Núcleo de Projetos Especiais do IEF, a consulta pública é uma etapa prévia na qual são divulgadas as minutas dos documentos editalícios no site do IEF e o projeto é apresentado em reuniões com comunidades e empresários para colher contribuições. “Ao final do período, realizamos também uma audiência pública. Depois ajustamos os documentos com base nas contribuições recebidas e instruímos o processo para a licitação, que ainda passará por análise jurídica antes de ser publicado o edital”, explica Cecília.

O objetivo da concessão é viabilizar na unidade uma maior diversidade de serviços turísticos aos visitantes, com melhorias nos meios de hospedagens, serviços de alimentação, e ofertas de passeios e atividades de ecoturismo, lazer e aventura para os diferentes públicos. O parque possui uma das mais completas estruturas dentre as unidades de conservação do Estado, com estacionamento, área de camping, alojamento, mirante, centro de treinamento e trilhas guiadas. Toda a estrutura será contemplada com as reformas e melhorias necessárias para melhor atender aos visitantes.

HERBÁRIO

O Herbário Perd existe há cerca de 40 anos e, atualmente, a coleção de plantas que o compõe está disponível no Species Link, maior rede de dados da biodiversidade brasileira. Com um acervo de 1.390 amostras das mais variadas espécies da flora, o parque possui, atualmente, 700 dessas amostras já digitalizadas e disponíveis para consulta na base de dados do Species Link. Os outros 690 exemplares estão em processo de inserção na plataforma.

O herbário é também disponível para consultas de forma presencial, o que atrai pesquisadores, estudantes e interessados na flora do parque. As amostras são chamadas de exsicatas, pois são plantas desidratadas e devidamente catalogadas com a descrição e caracterização do exemplar coletado.

O PARQUE

O Parque Estadual do Rio Doce está situado na porção Sudoeste do estado, a 248 quilômetros de Belo Horizonte, na Região do Vale do Aço, inserido nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo. A unidade de conservação abriga a maior floresta tropical de Minas, em seus 35.970 hectares, com um notável sistema lacustre, composto por 40 lagoas naturais.

A unidade de conservação é morada de animais ameaçados de extinção, como a onça pintada e o mono-carvoeiro, maior primata das Américas. Por abrigar a maior área de Mata Atlântica de Minas, o parque é considerado Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Seu complexo lacustre está incluído também na lista de Zonas Úmidas de Importância Internacional, a Lista Ramsar.

Tag: MarliériaMata AtlânticaParque Estadual do Rio Doceromaria ecológica
Postagem anterior

Veja sete direitos dos idosos nos planos de saúde

Próxima postagem

EDITORIAL: Vencemos na Justiça

Leia também

Filhote de veado resgatado em Sabinópolis é acolhido no Cebus para cuidados
Meio Ambiente

Filhote de veado resgatado em Sabinópolis é acolhido no Cebus para cuidados

22 de abril de 2025
Frente fria avança e traz chuva e queda de temperatura durante o feriadão
Meio Ambiente

Frente fria avança e traz chuva e queda de temperatura durante o feriadão

17 de abril de 2025
FSFX investe em energia solar e reforça compromisso com práticas de ESG
Meio Ambiente

FSFX investe em energia solar e reforça compromisso com práticas de ESG

8 de abril de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • O novo Papa é Conservador ou Progressista?

    O novo Papa é Conservador ou Progressista?

    8 de maio de 2025
  • Shopping Vale do Aço tem nova gerente de Marketing

    Shopping Vale do Aço tem nova gerente de Marketing

    8 de maio de 2025
  • Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online

    Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online

    8 de maio de 2025
  • Janja vira alvo de nova ação na Justiça por gastos em viagem oficial

    Janja vira alvo de nova ação na Justiça por gastos em viagem oficial

    8 de maio de 2025
  • Inscrições prorrogadas para cursos no Instituto do Inox

    Inscrições prorrogadas para cursos no Instituto do Inox

    8 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?