Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Saúde

Zoonose realiza testes para identificação de leishmaniose em Ipatinga

Cid Miranda por Cid Miranda
24 de julho de 2020
em Saúde
Tempo de Leitura: 5 minutos de leitura
A A
0
Zoonose realiza testes para identificação de leishmaniose em Ipatinga

Ações buscam o cuidado com o animal de rua e também a proteção da saúde pública

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

A Prefeitura de Ipatinga executou, nesta sexta-feira (24), uma ação de caráter extraordinário que tem como principal objetivo a manutenção da saúde pública e sanitária no município. O Departamento de Vigilância em Saúde realizou testes de leishmaniose e vacinou contra a raiva aproximadamente 20 cães de moradores em situação de rua e acumuladores de lixo reciclável.

A ação se concentrou no final da rua onde está localizado o ginásio do Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, no bairro Veneza I. O ponto é um local onde vivem diversos moradores em situação de rua que, em sua maioria, pernoitam e percorrem a cidade acompanhados de cães.


Em diversos momentos do ano, a Prefeitura realiza ações que buscam o cuidado com o animal de rua e também a proteção da saúde pública. Contudo, esta ação específica foi desencadeada pelo município após o recebimento de diversas denúncias e ouvidorias relacionadas à saúde dos animais e também as condições de higiene do local.

O veterinário Milton Max Madeira de Oliveira, do Centro de Controle de Zoonoses da PMI, explica como foram feitos os testes para identificação da Leishmaniose Visceral e, em paralelo, a aplicação da vacina.

“Nosso grande objetivo com esta ação é identificar os animais que estejam atuando como reservatório da doença. Ou seja, o cão que está, de fato, infectado. Fazemos um teste rápido, inicialmente, e naquele animal que apresentar resultado reagente é feito um segundo exame, mais completo, para confirmação. Encaminhamos o material coletado para o laboratório e, mediante o resultado, são transmitidas as orientações para o proprietário do cão”, explicou o veterinário.

O profissional também salientou a importância da ação no que diz respeito às condições sanitárias.

“Por sua natureza, o ambiente em questão oferece muitos riscos para o desenvolvimento da doença. Trabalhamos para identificar os reservatórios da doença, passando uma orientação para a população local em relação ao manejo do ambiente. É preciso tomar muito cuidado com a matéria orgânica, fezes, bananeiras, entulhos e lixo de um modo geral. Tudo isso favorece a multiplicação do mosquito palha, transmissor da leishmaniose visceral”, detalhou.

ORIENTAÇÃO

Após a testagem e a aplicação da vacina, a equipe do setor de zoonoses reuniu os proprietários dos animais e repassou algumas orientações, além de realizar a entrega dos exames com os respectivos resultados.

O animal que no teste rápido apresentou resultado reagente para leishmaniose visceral foi novamente testado. Mas, o segundo procedimento é um exame mais completo. Uma amostra de sangue é coletada e enviada para análise em laboratório.

O veterinário Milton Madeira explica que, no caso de nova confirmação em relação à doença, o recomendado pelo Ministério da Saúde é a eutanásia do animal.

“Com a autorização do proprietário, o município recolhe o animal para a realização do procedimento. Contudo, é necessário lembrar que isso não resolve o problema, porque a causa precisa ser solucionada. Por isso a importância do manejo ambiental. A manutenção da limpeza do local é fundamental, porque o mosquito precisa de matéria orgânica para o seu desenvolvimento”, explicou o profissional.

Também foi orientando aos proprietários dos animais que, além da limpeza do local, é necessário que eles mantenham alguns cuidados diferenciados com os cães. “É necessário adquirir coleiras e sprays repelentes contra o mosquito transmissor da Leishmaniose. Se a pessoa quer ter o animal, é preciso cuidar bem dele”, concluiu Milton.

LIMPEZA

Há exatamente um ano, em julho de 2019, a     Prefeitura de Ipatinga realizou a reintegração de posse desta área pública na avenida Marechal Cândido Rondon, no bairro Veneza I, local onde nesta sexta-feira foi realizada a ação sanitária. A área fica localizada em frente ao Parque Ecológico das Águas, espaço verde próximo à estação turística Pouso de Água Limpa.

Na época, cerca de 200 metros de via pública eram usados de forma irregular como um depósito de materiais recicláveis. O estabelecimento ocupava as calçadas e parte da avenida para armazenar um amontoado de objetos, além de carrinhos e outros equipamentos utilizados na atividade comercial. Com o passar dos anos, o local virou um verdadeiro lixão a céu aberto, colocando em risco a saúde pública.

Para que se tenha a ideia da extensão do problema, os materiais inservíveis recolhidos na ocasião correspondem à carga de 14 caminhões, exigindo várias viagens para serem transportados. A proprietária do depósito de recicláveis foi autuada e multada por exercer atividade comercial sem alvará de localização e ocupação de área pública impedindo o trânsito de pedestres e veículos.

DOENÇA

A Leishmaniose Canina é uma infecção parasitária causada por protozoários que atacam o sistema imunológico do animal. Quando em contato com seu hospedeiro (nesse caso, o cachorro), o parasita do tipo Leishmania começa a atacar as células fagocitárias (os macrófagos – responsáveis por proteger o organismo de corpos estranhos). Ele se liga a essas células e começa a se multiplicar, atacando mais células. Nessa propagação, pode atingir órgãos como fígado, baço e medula óssea.

A Leishmaniose Visceral Canina é uma doença que pode ser transmitida de animais para humanos e vice-versa, sendo o mosquito o vetor. Ou seja, é uma zoonose. Aliás, uma grave zoonose que pode levar ao óbito tanto o humano quanto o cachorro infectado. Em função desse quadro, a enfermidade é uma questão de saúde pública, que exige cuidado de todos no combate e prevenção.

Tag: cãeshigieneleishmaniosesaúde públicaZoonose
Postagem anterior

Live discute psicologia na próxima segunda-feira

Próxima postagem

Timóteo realiza leilão de inservíveis online

Leia também

Ipatinga promove seminário para mulheres na próxima quarta-feira
Saúde

Ipatinga promove seminário para mulheres na próxima quarta-feira

9 de maio de 2025
Ipatinga realiza Dia D de Vacinação neste sábado
Saúde

Ipatinga realiza Dia D de Vacinação neste sábado

8 de maio de 2025
HMC orienta como proteger da Síndrome Respiratória Aguda Grave
Saúde

HMC orienta como proteger da Síndrome Respiratória Aguda Grave

5 de maio de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Linhas, texturas e estações: quando arquitetura e moda se envolvem no outono

    Linhas, texturas e estações: quando arquitetura e moda se envolvem no outono

    10 de maio de 2025
  • Dinheiro e o Dia das Mães: amor não se mede por boleto pago

    Dinheiro e o Dia das Mães: amor não se mede por boleto pago

    10 de maio de 2025
  • Podcast Histórias Reaiss celebra dois anos com evento especial e novidades

    Podcast Histórias Reaiss celebra dois anos com evento especial e novidades

    9 de maio de 2025
  • Ipatinga promove seminário para mulheres na próxima quarta-feira

    Ipatinga promove seminário para mulheres na próxima quarta-feira

    9 de maio de 2025
  • Minas amplia agendamento online de exames médicos e psicológicos da CNH

    Minas amplia agendamento online de exames médicos e psicológicos da CNH

    9 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?