Está marcada para a tarde de quarta-feira (22) a audiência de conciliação, por meio virtual, entre representantes do Shopping Vale do Aço e do Ministério Público, para discutirem a reabertura do empreendimento, que está fechado há cerca de quatro meses, por força de decisão judicial. Para evitar maiores prejuízos financeiros, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) defendem que o Shopping Vale do Aço possa voltar com suas atividades o quanto antes.
Conforme o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, o funcionamento do shopping é muito importante para o comércio de Ipatinga e do Vale do Aço, já que contribui para a geração de centenas de empregos. “A restrição do funcionamento do shopping impacta todo o comércio da região. Já houve o encerramento de atividades de lojas dentro do empreendimento, o que provocou muitas demissões. Por isso que esperamos que haja um bom senso nessa audiência de conciliação e que possa contribuir para a reabertura do centro de compras. Entendemos que o shopping está preparado para voltar a receber consumidores, de maneira segura, assim como os bares e restaurantes, que não podem mais ser penalizados”, afirmou.
BARES E RESTAURANTES
O presidente do Sindicato das Empresas de Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindhorb) do Vale do Aço, Benedito Pacífico da Rocha, destacou que o setor de bares e restaurantes passa por uma série de dificuldades em Ipatinga, devido à restrição imposta em seu funcionamento. “A única permissão de funcionar é com delivery e retirada no balcão, mas isso não é suficiente para manter as despesas e pagar salários dos funcionários, o que está acarretando sérios problemas para os empresários desse setor. Portanto, aguardamos que as autoridades liberem o consumo interno, porque a situação está cada vez pior”, relatou.
NORMALIZAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO
Já o presidente da CDL de Ipatinga, Amaury Gonçalves, afirmou que as entidades empresariais também aguardam a próxima reunião do Comitê Gestor de Crise, em data a ser marcada, para que as discussões sobre a normalização do funcionamento do comércio de Ipatinga possam ser retomadas. “Quando o comércio não essencial foi fechado, no dia 21 de março, o objetivo do comitê era que a cidade pudesse preparar seu atendimento na área da saúde para receber os pacientes com covid-19, o que tem sido feito desde então, com a ampliação do número de leitos e de respiradores na rede pública. Dessa forma, entendemos que já é possível voltar com o funcionamento do comércio de Ipatinga de segunda-feira a sábado, assim como ocorre em Coronel Fabriciano e Timóteo”, destacou.
DECISÕES JUDICIAIS
O Shopping Vale do Aço foi fechado no dia 21 de março, após decisão do Comitê Gestor de Crise e a consequente publicação do Decreto Municipal nº 9.281/2020, devido à pandemia da covid-19. No dia 28 de abril, teve a reabertura autorizada por meio do Decreto Municipal 9.312/2020, publicado pelo governo de Ipatinga, operando com horário reduzido e restrição de público. O Ministério Público discordou da decisão da reabertura, foi à Justiça por meio da interposição de uma Ação Civil Pública e, no dia 8 de maio, o juiz de Direito da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Ipatinga, Luiz Flávio Ferreira, acatou um pedido de liminar e suspendeu parcialmente os efeitos do Decreto 9.312/2020 do dia 28 de abril, interrompendo as atividades no shopping, com algumas exceções. Da mesma forma, suspendeu o funcionamento dos bares e restaurantes, que estava igualmente permitido, restringindo o atendimento via sistema de entrega (delivery).
Já no dia 14 de maio, o desembargador Wilson Benevides, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), indeferiu a solicitação de reabertura do centro de compras que havia sido feita pela Intermall Empreendimentos e Participações – empresa que administra o shopping. Desde então, o centro de compras permanece com suas atividades suspensas, com algumas exceções, que são lojas do segmento essencial, como Consul, Petico Pet Shop, lotérica e Vacina Vale.
SHOPPING VALE DO AÇO ESTÁ PREPARADO PARA REABERTURA
Toda a estrutura do empreendimento foi adequada seguindo as orientações das autoridades de saúde por meio dos mais avançados protocolos existentes, como o proposto pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) chancelado pelo hospital Sírio Libanês e revalidado pelo Hospital Mater Dei.
Somado aos protocolos, procedimentos mundialmente reconhecidos como os tapetes sanitizantes, também já podem ser observados no empreendimento. Ao entrar no Shopping Vale do Aço, os clientes são convidados a fazer a sanitização na sola dos calçados, com tapete especial com produto específico a base de amônia quaternária, tem a temperatura aferida e recebem álcool em gel para higienizar as mãos.
“Nossa prioridade é zelar pela segurança dos nossos clientes, parceiros e colaboradores. Por isso, estamos atentos a todas as orientações dos órgãos de saúde e tomando todas as medidas necessárias para garantir um ambiente saudável para todos que irão passar diariamente no nosso shopping”, afirma Rafael Martinez, Gerente Geral do Shopping Vale do Aço.
O Shopping Vale do Aço é uma das principais geradoras de empregos da região, no empreendimento 3.500 empregos divididos entre diretos e indiretos são gerados, por isso a reabertura se faz urgente.
“Fizemos nossa parte e não temos condições de permanecer por mais tempo fechados, estamos temerosos por uma demissão em massa. Muitas famílias dependem do shopping funcionando para sobreviver” informa Rafael.