O prefeito Nardyello Rocha, candidato à reeleição em Ipatinga, voltou a acusar a oposição de tentar confundir e iludir a população com notícias falsas. Ele alega que a “fake news” foi produzida por um jornal online de Governador Valadares, que divulgou uma pesquisa de intenção de votos com indícios de fraude. Após a veiculação, a Justiça Eleitoral impugnou liminarmente a pesquisa.
A pesquisa originária de Governador Valadares colocava Nardyello, em primeiro lugar, a exemplo de outras consultas feitas por outros institutos, mas com uma vantagem menor em relação ao segundo colocado. Ocorre que essa pesquisa, feita pela empresa “Civita Inteligência Governamental”, por encomenda do “Diário do Rio Doce”, apresenta “grave equívoco metodológico, na medida em que, confessadamente, as ponderações quanto à escolaridade e nível econômico não são controladas nas quotas”, conforme sentença da Justiça Eleitoral.
PESQUISA TENDENCIOSA
A irregularidade da pesquisa foi constatada pelo o juiz eleitoral da 348ª Zona Eleitoral de Ipatinga, Otávio Pinheiro da Silva, que, na sexta-feira (2), determinou a suspensão da divulgação da pesquisa por qualquer meio, como forma de assegurar que o eleitorado do município não seja “influenciado de maneira fraudulenta”. Os responsáveis pela produção da pesquisa, e quem eventualmente divulgá-la, poderão responder por crime de desobediência.
A impugnação da pesquisa originária de Governador Valadares, conforme o juiz Otávio Pinheiro da Silva, é uma forma de “impedir que resultados em desconformidade com as exigências legais sejam divulgados pela mídia, podendo influir de modo relevante e tendencioso na vontade do eleitorado”. Em sua sentença, o magistrado constata, ainda, que “erros técnicos, referentes à metodologia, prejudicam a confiabilidade da pesquisa”.
SERENIDADE
A exemplo das outras vezes em que a oposição produziu “fake news” para tentar prejudicá-lo, Nardyello, reagiu com serenidade, repetindo que “a mentira não prospera”. Ele disse que está tranquilo e que, com sua vice, Cassinha Carvalho, continua trabalhando todos os dias e confiando em Deus e na Justiça. “Estamos tranquilos, fazendo uma campanha de propostas para melhorar Ipatinga”, afirmou o prefeito do povo.