Focada em seu compromisso com as questões ambientais, a Fundação Aperam Acesita encerrou na última terça-feira (5) com balanço positivo as atividades realizadas em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no último dia 21.
Na última quinta-feira (30), foram promovidas nas escolas Instituto de Educação Técnica de Timóteo (IMETT) e Municipal de Timóteo a premiação dos vencedores do concurso de poemas, que teve como tema Oikós: Um paraíso ecológico no coração de Timóteo. Alunos do 8º e 9º ano das redes pública e particular participaram do concurso, que premiou o primeiro e o segundo lugar. A aluna Loren Bianca Mendes, do IMETT, conquistou o segundo lugar. Ela foi presenteada com uma mochila modelo executiva. Em primeiro lugar, o aluno Eduardo Ramos de Faria e sua professora orientadora, Janglisan Andrade Araújo, da rede municipal, foram premiados com um smartphone.
“A proposta chegou pra gente com uma temática que eu valorizo muito, a educação ambiental, aliada à escrita, à poesia. Foi realizado um trabalho com os alunos para a criação do poema a partir da apresentação de vídeos apresentando o Oikós, textos e reportagens sobre essa riqueza ambiental”, relata a professora Janglisan.
Com o poema Logo ali, o paraíso, o aluno Eduardo, 14 anos, relata seu processo de criação que deu a ele o primeiro lugar no concurso. “As visitas que fiz ao Oikós me inspiraram na criação do meu texto. A princípio, fiz duas versões, pois estava em dúvida com qual eu participaria do concurso. Enfim, precisei escolher uma versão e fui premiado com a primeira”, celebra Eduardo.
A Fundação Aperam Acesita contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Timóteo e Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano. A premiação contou com a presença do vice-prefeito de Timóteo, José Vespasiano, da subsecretária de Educação de Timóteo, Márcia Lessa, e do presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.
“Os adolescentes são o nosso futuro. São eles que irão perpetuar as boas práticas ambientais. É nisso que acreditamos e somos motivados a trabalhar em prol de uma sociedade mais consciente, que preserve nossas riquezas naturais”, pontua Venilson.
Além do concurso de poemas, um bate-papo com os alunos do 2º ao 4º ano das escolas públicas e particulares de Timóteo foi realizado. Uma média de 550 alunos participaram da atividade. Durante as rodas de conversa, os alunos fazem um tour pelo Oikós e recebem uma cartilha apresentando o Centro de Educação Ambiental da Aperam.
Mais uma atividade que marcou a programação de setembro foi a websérie em cartaz nas redes sociais da Aperam no Brasil com depoimentos de pessoas da comunidade e parceiros da Fundação Aperam Acesita contando experiências vividas no Oikós. A série está disponível para a toda a comunidade nas redes da Aperam no Brasil.