Artesãos mineiros atendidos pelos projetos de Identidade e Origem Artesanato Vale do Jequitinhonha e Artesanato Grande Sertão Veredas, promovidos pelo Sebrae Minas, irão participar do 15ª Salão do Artesanato em Brasília, com o tema “Raízes Brasileiras”. O evento, que acontece entre os dias 4 e 8 de maio, das 10h às 22h, no Shopping Pátio Brasil, tem o objetivo de fortalecer o mercado de produtos feitos à mão no país.
Realizado anualmente pela Rome Eventos, o evento vai apresentar o trabalho de artesãos selecionados regionalmente por meio do PAB – Programa do Artesanato Brasileiro, pelo Sebrae e também artesãos individuais e cooperativas de artesanato. O 15º Salão do Artesanato também vai oferecer ao público atrações culturais e oficinas de técnicas variadas de artesanato. Com a presença de mais de 500 artesãos de 25 estados do Brasil, a estimativa é de que cerca de 60 mil pessoas passem pelo evento.
“Além de aumentar as vendas dos grupos, o Salão do Artesanato de Brasília é uma excelente oportunidade para os artesãos divulgarem produtos com identidade, trocarem experiências e prospectarem novos clientes”, explica a analista do Sebrae Minas Amanda Guimarães.
PROJETO ARTESANATO VALE DO JEQUITINHONHA
Desde 2008, o Sebrae Minas apoia um grupo de 130 artesãos, formado em sua maioria por mulheres das comunidades de Coqueiro Campo, Campo Alegre (distritos de Turmalina), Cachoeira do Fanado (distrito de Minas Novas) e Santana do Araçuaí (distrito de Ponto dos Volantes), na região do Vale do Jequitinhonha. A proposta é torná-las protagonistas do desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha e fortalecer a identidade e a origem do território como diferencial competitivo.
Em 2021, em parceria com o Conselho das Artesãs do Vale do Jequitinhonha, o Sebrae desenvolveu a primeira marca território voltada para o artesanato em Minas Gerais. A iniciativa fortalece a identidade e divulga a origem do produto, além de estimular e valorizar o artesanato regional.
Além da parceria para o desenvolvimento da marca território, o Sebrae Minas tem atuado em iniciativas de apoio ao acesso a mercados do artesanato regional, dando mais visibilidade e divulgação aos artesãos do Vale do Jequitinhonha em grandes eventos do setor. Agora, o foco do Sebrae é o fortalecimento da estratégia de marca território, através da estruturação da marca coletiva Vale do Jequitinhonha.
PROJETO ARTESANATO GRANDE SERTÃO VEREDAS
O Sebrae tem um histórico de mais de 20 anos de atuação com os grupos de artesãs do Grande Sertão Veredas, e está começando um novo projeto na região para fortalecer a identidade e divulgar a origem do produto, além de estimular e valorizar o artesanato regional.
Todo o trabalho feito pelas artesãs do Grande Sertão Veredas é organizado e gerido pela Central Veredas, uma rede solidária de produção composta por nove associações distribuídas entre os municípios da região. Fundada em 2008, com o apoio do Sebrae Minas, a Central surgiu para fortalecer os núcleos de artesãs, por meio da compra coletiva de materiais para produção e comercialização das peças. Com sede no município de Arinos, no noroeste do estado, a Central Veredas tem 100 artesãos ativos.
Boa parte dessa produção é comercializada, ao longo do ano, nas principais feiras de artesanato do país.
SOBRE O SALÃO DO ARTESANATO
O Salão do Artesanato completa a 14ª edição este ano. Criado em 2009, é o maior evento do ramo no Centro-Oeste e está entre os três maiores do setor no Brasil.
O Salão do Artesanato é patrocinado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e também conta com o apoio Institucional do Programa do Artesanato Brasileiro / Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade – Sepec / Ministério da Economia.
Serviço:
15º Salão do Artesanato
Data: 4 a 8 de maio de 2022, das 10h às 22h – no dia 8 (domingo) das 10h às 20h
Local: Shopping Pátio Brasil
Realização: Rome Eventos
Entrada gratuita.
Acompanhe: https://www.instagram.com/salaodoartesanatooficial/
Saiba mais em: https://salaodoartesanato.com.br/