Será realizado, nas próximas semanas, em Ipatinga, o projeto “Cultura Japonesa no Vale” que vai proporcionar à comunidade do Vale do Aço, a oportunidade de ter contato com a arte milenar japonesa através do Origami, Kirigami, Oshibana e Ikebana, que consistem em transformar papel, flores, folhas e frutos em arte. O evento será realizado em diversos pontos da cidade, como escolas, prefeitura e biblioteca municipal, entres os dias 23 de outubro e 10 de novembro.
O projeto tem como objetivo implementar a consciência do desenvolvimento humano e cultural, propagada pelos nikkeis, descendentes de japoneses nascidos no Brasil, além da ampliação dos valores individualizados, utilizando como instrumentos as artes milenares da cultura japonesa, reafirmando a amizade entre Brasil e Japão, por meio do intercâmbio cultural.
LOCAIS QUE VÃO RECEBER O PROJETO
A Escola Municipal Professor Mário Casassanta, no bairro Ipaneminha, recebe o projeto nos dias 17, 18, 19 e 20 de outubro; a Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes, no bairro Canaã, receberá o projeto nos dias 23, 25, 30/10 e 06/11, na Unidade do Centro de Aperfeiçoamento Integral (Ucepai), no bairro Furquilha, o evento acontecerá nos dias 24 e 31/10 e 07 e 14/11, na Prefeitura Municipal de Ipatinga, o prejeto estará aberto ao publico no dia 26/10, em Comemoração da Semana do Servidor, e na Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares, no Centro, o projeto será apresentado nos dias 08 e 10/11 com entrada gratuita.
SOBRE AS OFICINAS
Oficina de Kirigami – A arte Kirigami pode ser definida basicamente como a arte de recortar papéis, uma apresentação artística muito utilizada sob a forma de relevos tridimensionais, onde os recortes do kirigami são ressaltados com as dobras do origami, dando tridimensionalidade e valor às peças. Conteúdo: móbile estrelar, flor de cosmos, de mandalas, de animais e de cerejeira
Oficina de Oshibana – Oshibana consiste em uma técnica de desidratar flores, folhas, galhos, frutas e verduras mantendo textura e cor original com o objetivo de transformá-las em trabalhos artísticos. Realizar as técnicas permite a interdisciplinaridade entre as disciplinas relacionadas na escola, movimentando toda a comunidade escolar, além de trabalhar práticas inerentes a arte, como o inventário e o colecionismo. Conteúdo: Desidratar plantas fazendo lindo quadro individual e coletivo.
Oficina de Ikebana – Ikebana é a arte japonesa que utiliza a beleza das flores, folhas, troncos e vasos, para fazer belos arranjos florais, mas vai muito mais além, pois tem em sua essência cultivar a sensibilidade e a criatividade, tendo a natureza como mestra. Conteúdo: arranjos de moribana, desenhos e pintura.
Oficina de Origami – Origami é uma arte tradicional da cultura japonesa que consiste em fazer dobraduras com pequenos pedaços de papel, criando representações de determinados seres e objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortar e nem colar. A técnica desenvolve habilidades motoras; contribui para diminuir o desperdício aproveitando sobras de papéis que iriam para o lixo fazendo dobraduras artísticas. Conteúdo: Flor de Tulipa, peixe, marcador de página, caixa, tsuru e boneca japonesa.
O projeto é realizado pelo Centro Cultural Internacional Tikufukai, com patrocínio da Usiminas, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Mais informações: Shirley Maclane (31) 98515-1174