Em uma semana marcada por notícias relevantes, o programa Fantástico, da Rede Globo, sofreu uma das maiores quedas de audiência de sua história. Nesse domingo (21), o programa perdeu quase 1 milhão de telespectadores na Grande São Paulo, caindo de 19,3 pontos de média no dia 14 de julho para 15,5 pontos no dia 21 de julho.
De acordo com a Gazeta Brasil, os dados consolidados, obtidos pela reportagem do portal TV Pop, revelam que a atração, apresentada por Maju Coutinho e Poliana Abritta, sofreu uma redução de 20% na audiência em apenas sete dias. Essa queda significativa ocorreu após uma semana em que o Fantástico foi exibido mais cedo, beneficiando-se das finais da Eurocopa e da Copa América.
Mesmo alcançando um pico de 18,1 pontos no dia 21, o programa não conseguiu superar a média da semana anterior. Além disso, não foi o programa mais assistido do dia, sendo superado pela partida entre Bahia e Corinthians, que registrou 18,0 pontos de audiência.
Esse resultado coloca o Fantástico entre os programas com as audiências mais baixas de sua história. Em 2024, o desempenho só foi inferior no dia 7 de julho, quando marcou 14,4 pontos de média. Os índices atuais são comparáveis aos obtidos durante feriados, períodos em que o consumo de televisão geralmente diminui.
A crise de audiência do Fantástico, que registrou 15,5 pontos de média, 18,1 de pico e 27,9% de share, reflete uma perda de mais de 727 mil telespectadores em uma semana. Comparado ao domingo anterior, a audiência encolheu 20%, e houve uma redução de 7% em relação ao acumulado dos quatro domingos anteriores, configurando o segundo pior desempenho do ano.