A Nova 381, sociedade criada pelo Grupo 4UM, vencedora da concessão da BR-381, será a responsável pela duplicação e operação do trecho entre Caeté e Governador Valadares. Com um prazo de oito anos para concluir as obras e concessão de 30 anos, a concessionária já trabalha em um plano emergencial para os primeiros 100 dias após a assinatura do contrato.
A BR-381, conhecida como “Rodovia da Morte” devido ao elevado número de acidentes, passará por intervenções prioritárias que incluem melhorias na sinalização em pontos críticos. A Nova 381 promete dar atenção especial ao trecho próximo ao trevo de Caeté, marcado por falhas de sinalização que levam caminhões a trafegarem na contramão, e ao segmento duplicado entre Nova Era e Antônio Dias, que ainda apresenta desvios devido a obras inacabadas.
DESAFIOS DA CONCESSÃO
O coordenador do Movimento Pró-Vidas da BR-381, Clesio Gonçalves, tem acompanhado de perto as etapas do projeto. Em outubro, ele se reuniu com Marcelo Boaventura, atual presidente da Nova 381, para discutir os desafios da concessão. Nesta quarta-feira (4), outro encontro ocorreu com o gerente de operações, Diego Dutra, que apresentou o plano para os primeiros 100 dias, destacando a prioridade de reduzir os índices de acidentes nas áreas mais perigosas da rodovia.
Segundo Clesio Gonçalves, um levantamento dos trechos mais críticos já está pronto para análise. “Já entregamos um levantamento detalhado dos trechos mais críticos, com base em estudos realizados em parceria com os grupos de resgate Sevor e Anjos do Asfalto. A ideia é implementar melhorias emergenciais na sinalização, diminuindo os riscos imediatamente”, afirmou o coordenador do movimento.
Além da sinalização, a Nova 381 está avaliando outras intervenções urgentes para tornar a rodovia mais segura, transformando-a de “Rodovia da Morte” em “Rodovia da Vida”, como aspiram os membros do Movimento Pró-Vidas.
PRÓXIMOS PASSOS
Com o início das operações, a Nova 381 deverá realizar vistorias técnicas para definir o cronograma de obras e melhorias estruturais. A expectativa é que, ao longo dos 30 anos de concessão, o trecho da BR-381 entre Caeté e Governador Valadares se torne um exemplo de segurança e eficiência no transporte rodoviário brasileiro.