Foi assinada nessa segunda-feira, 4 de novembro, a ordem de serviço que autoriza a elaboração dos projetos de engenharia para a duplicação, restauração e melhorias no Lote 8A da BR-381, que compreende o trecho entre Caeté e Ravena, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A obra, aguardada com expectativa pela população e motoristas, deve começar em maio de 2025, após a aprovação dos projetos.
O Movimento Pró-Vidas da BR-381 confirmou a assinatura da ordem de serviço para o início dos projetos de duplicação do Lote 8A, trecho entre Caeté e Ravena, através de documento, enviado pela assessoria do ministro dos Transportes, Renan Filho.
A rodovia BR-381, conhecida como a “Rodovia da Morte”, já recebeu investimentos ao longo dos anos, mas o trecho entre Caeté e Ravena, que abrange uma zona de intenso tráfego de veículos pesados e de passageiros, ainda apresenta falhas na infraestrutura, especialmente no que diz respeito a pontos de congestionamento e segurança viária.
A duplicação do trecho de 13,5 quilômetros vai permitir a construção de um novo trecho para o tráfego em ambos os sentidos, com novas faixas de rolamento, além da melhoria em acessos e pavimentação.
EXECUÇÃO DO PROJETO
O Consórcio BR-381/MG – CLC/Conserva, vencedor da Concorrência nº 0144/2024, ficará responsável pela execução do projeto. A ordem de serviço, assinada pelo superintendente regional do Dnit no Estado de Minas Gerais, Antonio Gabriel Oliveira dos Santos, e pelo representante legal da contratada, Celiton Luiz Costa de Oliveira, estabelece o início dos trabalhos para 4 de novembro de 2024.
De acordo com o cronograma estabelecido em contrato, a empresa terá um prazo de seis meses para desenvolver os projetos necessários. Após a aprovação pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as obras de duplicação, restauração e melhoramentos devem começar efetivamente em maio de 2025.
DESAFIOS E IMPACTOS DURANTE A EXECUÇÃO
Embora o projeto seja visto com otimismo, ele também traz desafios logísticos. Durante o período de construção, que pode se estender por vários meses, o tráfego de veículos na região será impactado. Haverá a necessidade de desvio temporário de algumas vias, o que pode gerar transtornos para os motoristas. No entanto, a expectativa é que as melhorias a longo prazo justifiquem os eventuais incômodos durante a obra.
Em comunicado, o Dnit afirmou que tomará todas as medidas para minimizar os impactos no tráfego, com a implantação de sinalização adequada e a criação de rotas alternativas durante o período de obras. A agência também garantiu que a segurança no local será uma prioridade, com acompanhamento constante da execução dos trabalhos.
PRÓXIMOS PASSOS E BENEFÍCIOS
Com a conclusão da duplicação do Lote 8A, espera-se uma significativa melhoria na fluidez do tráfego, com a redução de congestionamentos e a diminuição do risco de acidentes. A obra também tem o potencial de trazer benefícios econômicos para a região, ao facilitar o transporte de mercadorias e reduzir o custo do frete, impactando positivamente a competitividade das empresas locais.
A duplicação do trecho entre Caeté e Ravena é uma das primeiras etapas de um projeto maior de modernização da BR-381, que visa transformar a rodovia em uma via mais segura e eficiente para motoristas, passageiros e para o transporte de cargas em Minas Gerais.