Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo

Eleva risco de conflito amplo no Oriente Médio

Escalada militar pode envolver Irã e Líbano

Redação por Redação
3 de janeiro de 2024
em Mundo
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Israel contra-ataca e Hamas ameaça matar reféns civis

Conflito de Gaza pode incendiar o Oriente Médio (Crédito: EFE/EPA/Mohammed Saber)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Mais de 100 pessoas morreram em um ataque no Irã nesta quarta (3), elevando ainda mais a tensão no Oriente Médio e o risco de um alastramento regional da guerra entre Israel e seus adversários, ora focada no embate entre Tel Aviv e o grupo terrorista Hamas.

A ação mirou uma cerimônia que marcava os quatro anos do assassinato pelos Estados Unidos do principal general iraniano, Qassim Sulemani, morto ao ser alvejado por um drone no aeroporto de Bagdá. Pelo menos 170 pessoas ficaram feridas.


Segundo a agência Tasnim, ligada à Guarda Revolucionária do Irã, duas bombas escondidas em pastas foram detonadas por controle remoto, uma a cerca de 700 metros do túmulo de Suleimani e outra, a quase 1 km, no cemitério de Kerman (820 km a sudeste de Teerã). Inicialmente, a contagem era de 73 mortos, mas foi refeita.

HEZBOLLAH E O LÍBANO

Um alto funcionário do Hamas, Saleh al-Arouri, morreu em um ataque de drones israelenses no sul de Beirute, no Líbano, de acordo com o próprio Hamas. Israel, contudo, ainda não assumiu oficialmente a responsabilidade.

O Hezbollah, grupo terrorista libanês, afirma que o ataque à capital do país, que matou pelo menos outras seis pessoas, “não passará sem punição”.

De acordo com relato da agência France-Presse, o vice-líder do Hamas foi morto junto com seus guarda-costas, em um ataque direcionado às instalações do grupo palestino nos subúrbios da capital libanesa.

Vivendo exilado no Líbano depois de cumprir 15 anos numa prisão israelense, Al-Arouri, de 57 anos, era sobretudo vice-chefe do gabinete político do Hamas. Além disso, também era um dos fundadores do braço armado do grupo, as Brigadas Qassam.

Mesmo antes do início da guerra, no dia 7 de Outubro, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, já ameaçava matar al-Arouri. Integrante do grupo palestino desde 1987, Al-Arouri tinha estreita conexão com o Irã e o grupo Hezbollah, no Líbano.

(Com informações dos sites Sociedade Militar e Terra Brasil)

Tag: GazaguerraIrãIsarelLíbano
Postagem anterior

Programa do Sebrae voltado às mulheres se consolida em 2023

Próxima postagem

Decisão do STF beneficia milhares de pequenos devedores

Leia também

Há algo estranho na repentina morte do senador americano ligado a Trump
Mundo

Há algo estranho na repentina morte do senador americano ligado a Trump

12 de julho de 2026
Mortes por terremotos na Venezuela chegam a 920
Mundo

Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

10 de julho de 2026
EUA sinalizam ao Brasil possível ofensiva contra facções e podem classificá-las como terroristas
Mundo

Israel alerta Estados Unidos sobre plano iraniano contra vida de Trump

10 de julho de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • A mentira tem perna curta. E a incompetência também

    A mentira tem perna curta. E a incompetência também

    12 de julho de 2026
  • Há algo estranho na repentina morte do senador americano ligado a Trump

    Há algo estranho na repentina morte do senador americano ligado a Trump

    12 de julho de 2026
  • Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    11 de julho de 2026
  • Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    11 de julho de 2026
  • Um apelo ao STF

    Um apelo ao STF

    10 de julho de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?