A Secretaria de Saúde de Ipatinga, promoverá neste sábado (9) uma série de ações de combate à proliferação das arboviroses – doenças como dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A mobilização visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e contará com atividades simultâneas em diferentes pontos da cidade.
As ações terão início às 8h da manhã, estando previstas uma panfletagem e orientações na feira livre do bairro Veneza II. Além disso, serão realizadas blitzes educativas em semáforos da região, destacando a importância do cuidado em relação a potenciais criadouros do mosquito.
O secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, destaca que “com a aproximação do verão e o aumento das chuvas, o período entre novembro e maio se torna especialmente favorável à proliferação do Aedes aegypti. É fundamental que toda a população receba os Agentes de Combate a Endemias em suas residências. Nesta última etapa do LIRAa de 2024, eles irão vistoriar 4.736 imóveis”, informou.
A prefeitura reforça a importância do apoio da comunidade para que as ações sejam eficazes. A força-tarefa inclui servidores da saúde, agentes de endemias e comunitários, em um esforço conjunto para proteger a cidade.
OUTRAS AÇÕES
Além das atividades programadas para o “Dia D”, também estão em andamento bloqueios costais em áreas estratégicas, palestras educativas em escolas e visitas de agentes em todas as regiões do município, com orientações e vistorias.