Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Gerais

Relator da OEA vai se posicionar sobre a liberdade de expressão no Brasil

Enviado especial da organização se reuniu com autoridades e parlamentares para coletar informações sobre o tema

Cid Miranda por Cid Miranda
13 de fevereiro de 2025
em Gerais
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Relator da OEA vai se posicionar sobre a liberdade de expressão no Brasil

O senador Magno Malta e Pedro Vaca Villarreal (Foto: Reprodução/YouTube)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

O relator especial para a liberdade de expressão da Organização dos Estados Americanos (OEA), Pedro Vaca Villarreal, está em visita ao Brasil desde a última segunda-feira (10) para avaliar o cenário da liberdade de expressão no país. De nacionalidade colombiana, Villarreal tem se reunido com autoridades, representantes de instituições e políticos de diferentes espectros ideológicos. A agenda se estenderá até sexta-feira (14), quando ele concluirá sua análise preliminar.

A visita ocorre a convite do governo brasileiro, feito em outubro do ano passado, e tem como objetivo colher informações para subsidiar um relatório sobre a situação da liberdade de expressão no país. O documento será divulgado ao término da avaliação.


Na terça-feira (11), Villarreal se reuniu com políticos da oposição, em sua maioria filiados ao Partido Liberal (PL), que relataram preocupação com o que classificam como censura judicial. Durante o encontro, parlamentares destacaram episódios de bloqueio de perfis em redes sociais e casos de condenações relacionadas aos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro.

Ao término da reunião, os oposicionistas concederam uma entrevista coletiva na qual reforçaram a defesa da votação de um projeto de anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro. “Nenhuma pauta [da oposição] é mais importante que a censura, a perseguição e o abuso de poder que estamos experimentando no Brasil”, afirmou o deputado Zucco (PL-RS), líder da oposição na Câmara.

Em entrevista exclusiva ao portal Metrópoles, Villarreal classificou os relatos recebidos como “impressionantes” e destacou a necessidade de uma avaliação criteriosa. “O tom dos relatórios é realmente impressionante. Temos que analisar isso com calma”, afirmou o relator da OEA.

A visita de Villarreal e seu relatório final poderão influenciar debates sobre a liberdade de expressão no Brasil, uma vez que o tema tem sido alvo de intensos embates entre diferentes setores políticos e jurídicos do país.

*Com informações Metrópoles
Tag: liberdade de expressãoOEAPedro Vaca Villarrealpolíticos
Postagem anterior

Hamas confirma libertação de reféns após pressão internacional

Próxima postagem

Governo entrega 123 viaturas com nova identidade visual à PMMG

Leia também

Conta de luz pode subir até 2050
Gerais

FIEMG alerta para risco de aumento expressivo na conta de luz

12 de junho de 2026
JEMG 2026 registra participação histórica em Minas
Gerais

JEMG 2026 registra participação histórica em Minas

11 de junho de 2026
Mel Lisboa apresenta Tributo a Rita Lee pela Série MPB, em Ipatinga
Gerais

Mel Lisboa apresenta Tributo a Rita Lee pela Série MPB, em Ipatinga

11 de junho de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    11 de julho de 2026
  • Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    11 de julho de 2026
  • Um apelo ao STF

    Um apelo ao STF

    10 de julho de 2026
  • Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    10 de julho de 2026
  • Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    10 de julho de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?