Por Mário Plaka (*)
Alguns associam o termo ao cristianismo, outros a diferentes crenças, e há aqueles que rejeitam completamente a ideia por considerá-la apenas uma construção religiosa. Mas será que o pecado se limita realmente a esse campo?
Talvez o maior equívoco seja acreditar que pecado é apenas uma transgressão espiritual. Na prática, convivemos diariamente com erros que produzem sofrimento, prejuízo e desequilíbrio, mesmo quando não estão ligados a nenhuma religião.
Uma pessoa que ignora os limites do próprio corpo, alimenta-se em excesso, negligencia a saúde ou se expõe a riscos desnecessários está cometendo um erro contra si mesma. Não porque uma doutrina religiosa afirma isso, mas porque está agindo contra princípios básicos de preservação da vida e do bem-estar. Da mesma forma, quem insiste em realizar tarefas para as quais não possui preparo, quem despreza sinais claros de esgotamento físico ou emocional, ou quem se coloca deliberadamente em situações que excedem suas capacidades, acaba colhendo consequências que poderiam ser evitadas.
Nem todo erro nasce da má intenção. Muitas vezes, ele surge justamente da boa intenção desacompanhada de discernimento. Há quem queira ajudar e atrapalha. Há quem queira resolver problemas e acaba criando outros. Há quem assume responsabilidades que pertencem a terceiros e, sem perceber, contribui para a desorganização do sistema.
Aprendi isso ainda nos meus primeiros anos de trabalho na indústria. Contratado para atuar no almoxarifado, percebi que o ambiente estava desorganizado e com problemas que, na minha visão, precisavam ser resolvidos.
Passei então a chegar mais cedo para limpar, organizar e colocar tudo em ordem. Minha intenção era boa. Eu queria colaborar. Porém, certo dia, meu superior me chamou e fez uma pergunta simples: “Você foi contratado para fazer o quê?” A partir daquela conversa compreendi algo importante.
Enquanto eu me dedicava a funções que pertenciam a outras pessoas, deixava de concentrar minha energia na atividade para a qual havia sido contratado. Sem perceber, eu estava mascarando falhas que precisavam ser corrigidas pelos verdadeiros responsáveis.
Aquela experiência me ensinou que nem sempre fazer mais significa fazer melhor. Nem sempre ocupar espaços que não nos pertencem representa colaboração. Muitas vezes, o verdadeiro erro está em abandonar a responsabilidade que nos foi confiada para assumir responsabilidades que pertencem a outros.
Existe uma antiga passagem registrada em Eclesiastes 9:10 que diz: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças.” Independentemente da crença de cada pessoa, essa frase contém uma profunda sabedoria sobre a condição humana. Ela não incentiva a imprudência nem o excesso. Pelo contrário, ensina que toda ação deve respeitar nossos limites físicos, emocionais, intelectuais e circunstanciais.
Muitas vezes interpretamos dedicação como a capacidade de fazer cada vez mais, assumir cada vez mais responsabilidades e carregar cada vez mais peso. No entanto, a realidade demonstra que ultrapassar limites também pode ser uma forma de erro.
O excesso de trabalho produz adoecimento. O excesso de confiança produz acidentes. O excesso de responsabilidades produz falhas. Até mesmo o excesso de zelo pode gerar desequilíbrios quando substitui a organização, a cooperação e a responsabilidade compartilhada.
A continuação do pensamento apresentado em Eclesiastes nos recorda algo igualmente importante: a vida é o tempo da ação, da construção e das escolhas. É durante nossa existência que trabalhamos, aprendemos, erramos, corrigimos e deixamos nossos resultados. Isso torna ainda mais necessária a consciência sobre a maneira como utilizamos nossas forças, nosso tempo e nossas capacidades.
Do ponto de vista psicológico, o ser humano frequentemente acredita que suas boas intenções o protegem das consequências de suas escolhas. Não protegem. A realidade continua existindo independentemente das intenções. O excesso continua produzindo doenças. A imprudência continua produzindo acidentes. A negligência continua produzindo prejuízos. E até mesmo a vontade sincera de ajudar pode gerar problemas quando não é acompanhada por discernimento.
Talvez seja hora de ampliar o conceito de pecado. Não para substituir as interpretações religiosas, nem para negar a importância da fé para quem a possui, mas para compreender que o erro humano existe também fora das fronteiras religiosas. Pecado pode ser entendido como qualquer pensamento, sentimento, palavra, ação ou omissão que nos afaste da responsabilidade, da prudência, do equilíbrio e do propósito que sustenta uma vida saudável e uma convivência justa.
Sob essa perspectiva, pecamos quando ferimos nosso próprio corpo por negligência ou excesso. Pecamos quando ignoramos limites que conhecemos. Pecamos quando abandonamos responsabilidades que assumimos. Pecamos quando fazemos menos do que deveríamos ou mais do que nos compete, produzindo desordem onde deveria existir equilíbrio. Pecamos quando a falta de reflexão nos conduz a escolhas previsivelmente prejudiciais.
Nem todo pecado nasce da maldade. Muitos nascem da falta de reflexão. Muitos surgem quando ignoramos nossos limites, quando desprezamos responsabilidades, quando insistimos em caminhos inadequados ou quando permitimos que a boa intenção substitua a sabedoria. Talvez por isso eles sejam tão comuns, tão difíceis de perceber e tão presentes na experiência humana.
Talvez o pecado, em sua definição mais ampla, não seja apenas a violação de um mandamento religioso. Talvez seja o afastamento consciente ou inconsciente daquilo que preserva a vida, a responsabilidade, o equilíbrio e a integridade humana.























