Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo

Petro proíbe posse de sucessor em instalação militar colombiana

Decisão eleva tensão política durante a transição presidencial

Redação por Redação
13 de julho de 2026
em Mundo
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Petro proíbe posse de sucessor em instalação militar colombiana

Gustavo Petro, presidente da Colômbia

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, proibiu que o governante eleito, Abelardo De la Espriella, realize sua cerimônia de posse dentro de uma instalação militar. A determinação ocorre em meio a um cenário de forte polarização política e trocas de acusações entre as duas lideranças, que disputam os rumos da transição governamental no país.

O presidente eleito havia solicitado ao novo Congresso, que assume as funções no dia 20 de julho, a transferência do evento de posse para um quartel. A justificativa para o pedido se deve ao fato de que De la Espriella não possui maioria na casa legislativa. No entanto, de acordo com as normas da legislação colombiana, a cerimônia oficial de transmissão de cargo precisa obrigatoriamente acontecer perante os parlamentares, na capital Bogotá.


Além do critério legal, analistas ressaltam que o deslocamento de toda a comitiva e dos membros do Congresso para uma base militar traria dificuldades logísticas consideráveis para o ato marcado para o dia 7 de agosto. Diante do pedido de seu sucessor, Petro enfatizou sua autoridade institucional de chefe de Estado e assegurou que as unidades do Exército e da Polícia permanecem integralmente sob suas ordens até o encerramento definitivo do mandato.

O clima político na Colômbia vem registrando momentos de atrito severo desde o resultado das últimas eleições. Gustavo Petro tem manifestado questionamentos a respeito do segundo turno, declarando possuir indícios de fraudes, embora não tenha apresentado comprovações públicas sobre as suspeitas. Como reação, o atual mandatário está organizando mobilizações com seus apoiadores para o próximo dia 20 de julho.

A escalada verbal entre ambos também reflete discursos sobre a legalidade institucional. Em declarações recentes, Petro criticou a postura do sucessor perante a ordem jurídica colombiana, pontuando que as decisões oficiais devem respeitar a Constituição de 1991 e não ser formuladas dentro de quartéis. Anteriormente, De la Espriella acusou o atual governo de planejar uma ruptura constitucional e chegou a fazer um apelo público para que as Forças Armadas ficassem alertas na defesa da democracia do país.

Tag: Abelardo De la EspriellaAmérica LatinaColômbiaGustavo Petropolítica internacionaltransição presidencial
Postagem anterior

A mentira tem perna curta. E a incompetência também

Próxima postagem

Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao ex-presidente

Leia também

Há algo estranho na repentina morte do senador americano ligado a Trump
Mundo

Há algo estranho na repentina morte do senador americano ligado a Trump

12 de julho de 2026
Mortes por terremotos na Venezuela chegam a 920
Mundo

Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

10 de julho de 2026
EUA sinalizam ao Brasil possível ofensiva contra facções e podem classificá-las como terroristas
Mundo

Israel alerta Estados Unidos sobre plano iraniano contra vida de Trump

10 de julho de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • O Papa Leão XIV e os dilemas da tecnologia

    O Papa Leão XIV e os dilemas da tecnologia

    13 de julho de 2026
  • 36ª Expo Usipa encerra edição com crescimento de público

    36ª Expo Usipa encerra edição com crescimento de público

    13 de julho de 2026
  • Usiminas inicia nova Pesquisa Ambiental com moradores de Ipatinga

    Usiminas inicia nova Pesquisa Ambiental com moradores de Ipatinga

    13 de julho de 2026
  • Quando as instituições deixam de inspirar confiança, a democracia enfraquece

    Quando as instituições deixam de inspirar confiança, a democracia enfraquece

    13 de julho de 2026
  • Coordenador do Movimento Pró-Vidas BR-381 explica legalidade de pedágio antes de duplicação concluída

    Coordenador do Movimento Pró-Vidas BR-381 explica legalidade de pedágio antes de duplicação concluída

    13 de julho de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?