Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Regionais

Museu Vivo lança plano museológico comunitário em Ipatinga

Encontro dominical integra ações do Projeto Raízes Vivas

Redação por Redação
19 de agosto de 2026
em Regionais
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Museu Vivo lança plano museológico comunitário em Ipatinga

Crianças no Museu Vivo (Imagem: divulgação)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

A Associação Cultural Museu Vivo apresenta oficialmente o seu plano museológico participativo no próximo domingo (23), a partir das 8h30, durante o tradicional Café com Rapadura, no bairro das Fontes, em Ipatinga. O evento contará com a presença da comunidade, homenageará o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga, Paulo Martins, e reunirá a equipe técnica responsável por conduzir as próximas etapas de capacitação e planejamento da entidade.

A iniciativa integra as atividades do Projeto Raízes Vivas, coordenado pelo museólogo Gabriel Eugênio, mestre em Ciências Humanas pela UFVJM e com trajetória consolidada na gestão de patrimônio cultural, incluindo passagens pelo Museu do Diamante. O cronograma formativo tem início já neste sábado (22), das 14h às 17h, com uma capacitação focada na catalogação do acervo da instituição. No domingo (23), no período da tarde, os participantes se reúnem para debater os eixos institucional e de gestão de pessoas.


Ao longo do segundo semestre, o projeto promoverá um ciclo de sete oficinas técnicas com o envolvimento de especialistas, dirigentes e voluntários. As atividades cobrem 12 programas estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em conformidade com o Estatuto dos Museus. A programação inclui encontros em setembro sobre pesquisa, acervo e ações educativo-culturais; em outubro sobre segurança, arquitetura, comunicação e meio ambiente; e encerra-se em novembro com foco em acessibilidade e fomento financeiro.

Como resultado dos trabalhos, a instituição disponibilizará parte do acervo catalogado e digitalizado em seu portal oficial na internet, além de encaminhar a órgãos públicos e à comunidade um documento detalhado com o diagnóstico estrutural e as diretrizes estratégicas para o espaço nos próximos anos.

A execução da proposta é viabilizada por recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio de edital estadual de incentivo cultural, com apoio do Governo de Minas Gerais e realização do Ministério da Cultura. Interessados em participar das oficinas ou obter esclarecimentos podem entrar em contato diretamente com a equipe técnica da associação.

Serviço:

 Mais informações sobre o Museu Vivo em: museuvivomg@gmail.com; Instagram @museuvivomg; site www.museuvivo.org.

Tag: Café com RapaduraCultura MGIpatingaLei Aldir BlancMuseu VivoPatrimônio Culturalplano museológicoProjeto Raízes Vivas
Postagem anterior

Fundação Aperam reúne música, humor e teatro em Timóteo neste final de semana

Próxima postagem

Ministros do STF propõem retomar diploma obrigatório de jornalismo

Leia também

Encerra em outubro temporada de visitas guiadas à Estação de Pedra Mole
Regionais

Encerra em outubro temporada de visitas guiadas à Estação de Pedra Mole

6 de outubro de 2026
Maioria das micro e pequenas empresas fará investimentos em 2021, diz Sebrae
Regionais

Fiemg abre curso online sobre gestão do tempo

6 de outubro de 2026
Grupo Farroupilha apresenta espetáculo gratuito na Estação Memória
Regionais

Grupo Farroupilha apresenta espetáculo gratuito na Estação Memória

6 de outubro de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Encerra em outubro temporada de visitas guiadas à Estação de Pedra Mole

    Encerra em outubro temporada de visitas guiadas à Estação de Pedra Mole

    6 de outubro de 2026
  • Fiemg abre curso online sobre gestão do tempo

    Fiemg abre curso online sobre gestão do tempo

    6 de outubro de 2026
  • Presidente da Cenibra concorre a premiação estadual de liderança

    Presidente da Cenibra concorre a premiação estadual de liderança

    6 de outubro de 2026
  • Grupo Farroupilha apresenta espetáculo gratuito na Estação Memória

    Grupo Farroupilha apresenta espetáculo gratuito na Estação Memória

    6 de outubro de 2026
  • Raul Teixeira apresenta palestra espírita em Ipatinga

    Raul Teixeira apresenta palestra espírita em Ipatinga

    6 de outubro de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?