Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunistas Walter Biancardine

Jaguar: um felino cheio de piercing

Redação por Redação
26 de novembro de 2024
em Walter Biancardine
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Jaguar: um felino cheio de piercing

Jaguar: um felino cheio de piercing (Imagem: Gerada por IA)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por Walter Biancardine (*)

Se há uma característica deprimente na propaganda de hoje é o fato de serem produzidos comerciais e anúncios em uma só central, a partir da qual serão veiculados para o resto do mundo. Ainda que isto signifique o fim dos talentos de cada país – em particular os do Brasil, premiados internacionalmente décadas atrás – e o sepultamento de características e valores típicos dos mesmos, cabe deixar tal fato de lado e abordarmos diretamente o momento agônico que a indústria automobilística internacional atravessa, com especial destaque para a Jaguar e seu inominável anúncio, veiculado nos últimos dias.


Alivia-me o fato de ser eu um analista político que se expressa via texto, assim não vejo-me obrigado a reproduzir tal e tétrica peça publicitária, que mais se assemelha a anúncios de boutiques, perfumes ou grifes de roupas famosas – é um comercial de uma fábrica de automóveis no qual nem um sequer é mostrado, até porque a decadente Jaguar não tem em produção, atualmente, nenhum modelo. Sim, é uma situação onde um pintor Bosch estaria gerindo a fábrica, com comerciais produzidos por Salvador Dali.

Tal situação decadente desta outrora gloriosa marca arrasta-se desde os idos onde foi comprada pela norte americana Ford, logo depois vendida para a indiana Tata, que a fundiu com a também britânica Land Rover – e deu no que deu: ao que parece, a vingança hindu contra os anos de domínio britânico está consumada.

Tais descaminhos, ao que parece, não acontecem apenas nos domínios do hoje afeminado felino: em sua quase totalidade, as grandes fábricas de automóveis dedicam-se atualmente a produzirem conceitos, não automóveis. Fabricam vídeo games, não meios de transportes que proporcionem emoção, prazer e luxo.

Quando digo que produzem conceitos, basta que o leitor se lembre da ínfima quantidade de sedans à venda, atualmente. Nas Américas, o grosso da produção se resume a esportivos, que mais se assemelham a carros de competição em Le Mans, e às indefectíveis pick-ups e SUV’s. Onde estão os carros para a família? As station wagons, os sedans ou mesmo coupês que fujam ao minimalismo dos três volumes?

Na Europa, marcas prestigiadas como a BMW, Audi ou Mercedes ainda insistem em produzir sedans, mas em escalas cada vez menores e diretamente apelativos ao chamamento esportivo – suspensões sempre mais rígidas, suavidade de rodagem zero e totalmente discriminatório ao proprietário que conte com mais de 50 anos de idade, eis que os estilos estão dia a dia mais similares aos brinquedos Play Mobil.

Nos Estados Unidos, tal crise de identidade atingiu o paroxismo, com a Cadillac – subsidiária GM famosa por seus sedans e coupés de alto luxo – simplesmente deixando de oferecer as alternativas tradicionais e concentrando-se em SUV’s.

Podemos e devemos somar tais e deprimentes fatores com a enorme pressão de grupos globalistas para a plena adoção do carro elétrico, onde o processo de emasculação de automóveis e homens se completará: teremos carros sem barulho, que se conduzem e estacionam sem a interferência do “motorista” (vaga lembrança, onde sequer a carta de habilitação será mais necessária) e que oferecerão aos seus passageiros poderosa central multimídia com games, Netflix, GPS, música, redes sociais e tudo o mais que possa entorpecê-los e fazer com que, sequer, olhem a paisagem das janelas – as quais, certamente, serão cobertas por oportunas cortinas para nossa maior privacidade.

Este é o verdadeiro “mundo ideal”, preconizado pelo infame e assustador comercial da Jaguar. Nada que lembre a brutalidade máscula de automóveis, seu cheiro de gasolina, graxa e a habilidade em conduzi-los, que um dia orgulhou nossos pais.

Não se vende automóveis como vendemos liquidificadores: é necessário o apelo à emoção, à sensação de realização e poder em possuí-los e exibi-los, mas a Jaguar – bem como as demais fábricas, envergonhadas em produzir carros – pretende nos vender “conceitos”, empurrar garganta abaixo as diretrizes “woke” que eliminam homens e, portanto, ameaças ao seu domínio.

Mas para aqueles desavisados que aplaudiram tal peça publicitária – que exibe cada uma das raças humanas do planeta, todas e quaisquer escolhas sexuais e os mais diversos penteados – lembro que não há um só gordo em tal anúncio. Seria a Jaguar uma “gordofóbica”?

Pois é, caros adeptos “woke”: quem quer agradar a todos, não agrada a ninguém.

Saudades de um bom e velho Chevrolet Impala…

(*) Walter Biancardine é jornalista, analista político e escritor. Foi aluno do Seminário de Filosofia de Olavo de Carvalho, autor de três livros e trabalhou em jornais, revistas, rádios e canais de televisão na Região dos Lagos, Rio de Janeiro
Tag: anúncioJaguarPropagandatalentosWalter Biancardine
Postagem anterior

Brasil à beira da “Idade das Trevas”

Próxima postagem

Elenco israelense de novo filme bíblico da Netflix é detonado por ativistas

Leia também

Acabou: a regulação nas redes é irreversível
Walter Biancardine

Acabou: a regulação nas redes é irreversível

11 de junho de 2025
A experiência “Universo 25” e o caos urbano brasileiro
Walter Biancardine

A experiência “Universo 25” e o caos urbano brasileiro

8 de junho de 2025
As indecências de Verdevaldo: e nós com isso?
Walter Biancardine

As indecências de Verdevaldo: e nós com isso?

2 de junho de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Senai abre inscrições para cursos gratuitos de aprendizagem industrial

    Senai abre inscrições para cursos gratuitos de aprendizagem industrial

    12 de junho de 2025
  • Política de Publicações – Carta de Notícias

    Política de Publicações – Carta de Notícias

    12 de junho de 2025
  • Único sobrevivente relata horror em tragédia aérea na Índia

    Único sobrevivente relata horror em tragédia aérea na Índia

    12 de junho de 2025
  • Aos 72 e 82 anos, casal retorna aos estudos e inspira comunidade escolar em Minas Gerais

    Aos 72 e 82 anos, casal retorna aos estudos e inspira comunidade escolar em Minas Gerais

    12 de junho de 2025
  • Ipatinga publica editais para contratação imediata de profissionais da Educação

    Ipatinga publica editais para contratação imediata de profissionais da Educação

    12 de junho de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?