Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo

Javier Milei anuncia retirada da Argentina da OMS

Presidente alega interferência internacional e má gestão na pandemia

Cid Miranda por Cid Miranda
5 de fevereiro de 2025
em Mundo
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Javier Milei anuncia retirada da Argentina da OMS

Javier Milei anuncia retirada da Argentina da OMS (Foto: Pixabay)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Em uma decisão que ecoa a era Trump, o presidente argentino Javier Milei anunciou nesta quarta-feira (5) a saída do país da Organização Mundial da Saúde (OMS), acusando a entidade de crimes contra a humanidade e interferência na soberania nacional durante a pandemia de Covid-19.

Manuel Adorni, porta-voz da Casa Rosada, declarou que a Argentina não permitirá intervenções externas em suas políticas sanitárias. A decisão coloca o país sul-americano em rota similar à adotada pelos Estados Unidos durante o governo Trump, que também retirou seu país da organização.


O governo argentino justifica a medida alegando que a OMS falhou em sua missão durante a pandemia ao impor “quarentenas eternas sem respaldo científico”. Segundo o comunicado oficial, o isolamento provocou uma das maiores catástrofes econômicas da história mundial.

A saída da Argentina gera controvérsias sobre o impacto financeiro da decisão. Enquanto o governo afirma que o país não recebe recursos da organização, veículos de imprensa locais apontam que a nação deixará de receber cerca de 10 milhões de dólares anuais em investimentos.

O movimento de Milei representa uma ruptura significativa nas relações internacionais de saúde. A Casa Rosada criticou duramente a OMS por “assumir competências que não lhe dizem respeito” e argumentou que as decisões da entidade são baseadas em influência política rather que em evidências científicas.

A decisão já havia sido sinalizada em junho de 2024, quando a Argentina se recusou a aderir ao novo protocolo sobre pandemias estabelecido pela organização. O governo Milei defende que esta medida garantirá maior autonomia nas decisões sanitárias do país e preservará a soberania nacional em questões de saúde pública.

Tag: crimesOMSpresidente argentinosoberania nacional
Postagem anterior

Alunos retornam às aulas no CSFX e encontram infraestrutura renovada

Próxima postagem

Minas implementa novas diretrizes para o uso de celulares nas escolas

Leia também

Mortes por terremotos na Venezuela chegam a 920
Mundo

Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

10 de julho de 2026
EUA sinalizam ao Brasil possível ofensiva contra facções e podem classificá-las como terroristas
Mundo

Israel alerta Estados Unidos sobre plano iraniano contra vida de Trump

10 de julho de 2026
Cantora galesa Bonnie Tyler morre em Portugal aos 75 anos
Mundo

Cantora galesa Bonnie Tyler morre em Portugal aos 75 anos

9 de julho de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    11 de julho de 2026
  • Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    11 de julho de 2026
  • Um apelo ao STF

    Um apelo ao STF

    10 de julho de 2026
  • Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    10 de julho de 2026
  • Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    10 de julho de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?