O candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) incluiu em seu plano de governo para as eleições de 2026 a proposta de transferir a gestão das universidades federais do Ministério da Educação (MEC) para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A mudança visa concentrar o ensino superior e a produção científica sob a mesma pasta ministerial.
De acordo com o projeto da candidatura, a reestruturação pretende alinhar a atuação das agências de fomento à pesquisa às demandas diretas do setor produtivo e empresarial, priorizando projetos de impacto econômico. Com o remanejamento das instituições federais de ensino superior, o MEC ficaria exclusivamente encarregado da educação básica, direcionando seus esforços para o combate ao analfabetismo funcional e a melhoria do desempenho escolar no país.
A proposta de realocar as universidades públicas já havia sido debatida durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro. O tema resgata o histórico de tensões entre a gestão anterior e as instituições federais, período marcado por contingenciamentos orçamentários e controvérsias na escolha e nomeação de reitores a partir das listas tríplices acadêmicas.























