Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunistas Mário Plaka

A hipocrisia de um povo que não se assume

A eleição termina, os oportunistas aparecem, os cartazes desaparecem e as convicções mudam conforme a direção do vento

Redação por Redação
28 de outubro de 2026
em Mário Plaka
Tempo de Leitura: 5 minutos de leitura
A A
0
A hipocrisia de um povo que não se assume
Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por Mário Plaka (*)

Que a esquerda tem milhares de apoiadores e eleitores, disso não tenho dúvida. Quanto ao resultado da eleição presidencial, porém, há questionamentos que precisam ser enfrentados com seriedade. Muitos têm dúvidas, outros preferem não falar, seja por medo, conveniência ou falta de coragem. Mas não é nessa seara que quero entrar.

Meu objetivo é outro: falar de algo que observo há muitos anos, depois de eleições municipais, estaduais e federais. Quero falar da hipocrisia de uma parcela da sociedade que não tem coragem de assumir suas próprias convicções e que muda de posição conforme os ventos da política.


Basta uma eleição terminar para o comportamento de determinadas pessoas mudar. Casas são decoradas com bandeiras, cartazes e fotografias do vencedor. Pessoas que, até poucas horas antes, não demonstravam qualquer entusiasmo pela campanha aparecem festejando, abraçando os vitoriosos e se comportando como se tivessem participado ativamente daquela conquista.

Algumas se apresentam como apoiadoras, afirmam que votaram, vestem a camisa do vencedor e procuram demonstrar uma fidelidade que ninguém viu durante a campanha. Não se trata de condenar quem muda de opinião, reconhece um resultado ou deseja o bem do país. Trata-se de questionar quem mente sobre o próprio posicionamento, quem finge ter participado de uma vitória e quem transforma a própria consciência em moeda de conveniência. O problema não é comemorar uma vitória eleitoral. O problema é fingir que sempre esteve do lado vencedor quando, na verdade, estava apenas esperando para descobrir quem ganharia.

Neste segundo turno, o que se viu foi uma euforia parcial, quase ensaiada, concentrada principalmente entre aqueles que já têm vínculos declarados com os partidos e movimentos da esquerda. Houve comemorações, manifestações e demonstrações de apoio. Mas também chamou a atenção a postura de pessoas que apareceram por algumas horas, participaram do entusiasmo coletivo e depois desapareceram junto com os cartazes que nunca chegaram a colocar.

Alguns começaram a se apresentar como se tivessem apoiado o resultado desde o início, embora não houvesse demonstração pública anterior dessa posição. E, quando começaram a circular notícias e manifestações relacionadas à saída de Flávio Bolsonaro, ao posicionamento dos Estados Unidos e a comentários de outros países sobre a legitimidade e as condições do processo eleitoral brasileiro, muitos desses entusiastas se calaram.

O silêncio, por si só, não comprova fraude nem demonstra que houve irregularidade. Mas revela uma questão que merece reflexão: por que certas convicções são exibidas com tanta intensidade quando tudo parece favorável e desaparecem tão rapidamente quando o cenário muda? Será convicção ou conveniência? Será coragem ou cálculo?

E não faltam fatos que exigem esclarecimentos. Durante o processo eleitoral, houve denúncias e questionamentos sobre abuso de poder, ameaças, pressão sobre adversários e decisões institucionais que levantaram dúvidas sobre a igualdade de condições na disputa. São questões que precisam ser examinadas com documentos, datas, decisões e responsabilidades, sem transformar suspeitas em sentenças antecipadas.

Mas há um episódio particularmente grave, cuja cronologia, se confirmada nos termos divulgados, exige explicações: a notícia de uma ordem judicial de recolhimento de passaporte contra o adversário político pouco mais de cinco minutos após a divulgação do resultado eleitoral. Um documento de dezesseis páginas poderia ter sido elaborado, fundamentado e decidido em tão poucos minutos? Ou já estava redigido antes do resultado? Se o adversário tivesse vencido a eleição, aquela ordem teria sido cumprida da mesma maneira e naquele mesmo intervalo? São perguntas legítimas.

Não provam, isoladamente, uma armação, mas tampouco devem ser descartadas com arrogância por quem acredita que o poder dispensa explicações. Se a decisão já estava preparada, é necessário esclarecer quando foi elaborada, quais fatos a fundamentaram, quando foi assinada e por que sua execução ocorreu naquele momento. A Justiça não pode exigir confiança cega; precisa demonstrar que age dentro da lei, com imparcialidade, prudência e respeito ao devido processo legal.

O que preocupa não é apenas a velocidade de uma decisão, mas a possibilidade de que a precipitação, a perseguição política ou a ausência de cautela tenham substituído a serenidade que se espera de quem exerce uma função judicial. Magistrados não podem agir movidos por paixões políticas, assim como políticos não podem se considerar acima da lei. A autoridade de uma instituição não lhe concede licença para dispensar explicações. Pelo contrário: quanto maior o poder, maior deve ser a responsabilidade.

Quando decisões de grande impacto surgem em circunstâncias que levantam dúvidas, cabe às instituições esclarecer os fatos e demonstrar a regularidade de seus atos. A confiança pública não se conquista pelo silêncio imposto aos questionadores, mas pela transparência de quem tem o dever de prestar contas.

Entretanto, volto ao ponto central: a hipocrisia. Não estou falando apenas de políticos, magistrados ou autoridades. Estou falando de gente comum, da nossa casa, da nossa rua, do nosso bairro e da nossa cidade. Pessoas que criticam a mentira quando ela vem do adversário, mas a aceitam quando favorece o próprio grupo. Pessoas que condenam o oportunismo dos outros, mas mudam de lado quando percebem que podem obter alguma vantagem. Gente que exige honestidade dos governantes enquanto não consegue ser honesta nem sobre aquilo em que acredita.

Um povo que não assume suas posições, que mente para parecer vencedor e que prefere agradar à multidão a sustentar a própria consciência torna-se vulnerável à manipulação. Afinal, quem não tem convicções firmes pode ser conduzido por qualquer discurso, qualquer promessa ou qualquer espetáculo.

É como entrar numa fila sem saber o que será entregue na ponta. A pessoa não conhece o conteúdo, não sabe se aquilo lhe serve, não pergunta de onde veio e nem sequer procura entender o que está recebendo. Simplesmente acompanha os demais porque acredita que, se tanta gente está ali, deve haver alguma vantagem.

Na política, acontece a mesma coisa. Muitos não examinam propostas, não verificam informações, não estudam os candidatos e não avaliam as consequências das próprias escolhas. Seguem a multidão, repetem frases prontas, vestem a camisa da ocasião e, quando percebem que o vento mudou, procuram outra fila. Depois reclamam de serem enganados. Mas como não ser enganado quando se desiste de pensar por conta própria?

Caráter não se mede pela idade, pela aparência, pela condição social ou pelo discurso. Há pessoas honestas e desonestas em palacetes e em palafitas, entre ricos e pobres, entre instruídos e sem instrução.

A hipocrisia não escolhe endereço, partido ou classe social. Ela se manifesta nas pequenas atitudes, nas mentiras convenientes, nas falsas amizades e na disposição de abandonar princípios para não desagradar à maioria. Quem não tem coragem de assumir aquilo em que acredita dificilmente terá coragem de enfrentar uma injustiça quando isso lhe custar alguma coisa.

A eleição passa, os cartazes são retirados, as bandeiras voltam para as gavetas e os discursos de ocasião perdem a força. O que permanece é o caráter de cada um. Os políticos devem ser cobrados por suas decisões, as instituições por seus atos e os cidadãos por suas escolhas. Não adianta exigir um país sério enquanto se alimenta, no cotidiano, a mesma cultura da mentira, do oportunismo e da conveniência que se condena nos outros.

A mudança de um país não começa apenas nas urnas; começa também quando cada pessoa decide parar de fingir, de seguir a multidão sem pensar e de vender suas convicções por aceitação social.

A pergunta que fica é simples, incômoda e necessária: quantas pessoas realmente defendem aquilo em que acreditam e quantas apenas vestem a camisa de quem parece ter vencido?

(*) O analista político e cronista Mário Plaka é sócio fundador da Associação Brasileira de Jornalistas Independentes (AJOIA Brasil)

 

 

Tag: Cidadaniacomportamento socialconvicçõesefeito manadaeleiçõeshipocrisia políticaintegridadeoportunismopolítica brasileiraprocesso eleitoralreflexão política
Postagem anterior

Trump já tem em mãos o relatório do tumultuado processo eleitoral no Brasil

Próxima postagem

Flávio Bolsonaro chega aos EUA após deixar o Brasil pela Argentina

Leia também

O Brasil não está dividido em dois. São quatro brasis!
Mário Plaka

O Brasil não está dividido em dois. São quatro brasis!

27 de outubro de 2026
O voto nas urnas, a caneta na toga e o silêncio do TSE
Mário Plaka

O voto nas urnas, a caneta na toga e o silêncio do TSE

26 de outubro de 2026
Ética de discurso, hipocrisia na prática: a verdade não tem partido!
Mário Plaka

Ética de discurso, hipocrisia na prática: a verdade não tem partido!

24 de outubro de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Alcolumbre articula indulto a Bolsonaro para obter apoio da direita

    Alcolumbre articula indulto a Bolsonaro para obter apoio da direita

    28 de outubro de 2026
  • Buscas de brasileiros pelo Paraguai saltam 900% após a eleição presidencial

    Buscas de brasileiros pelo Paraguai saltam 900% após a eleição presidencial

    28 de outubro de 2026
  • Flávio Bolsonaro chega aos EUA após deixar o Brasil pela Argentina

    Flávio Bolsonaro chega aos EUA após deixar o Brasil pela Argentina

    28 de outubro de 2026
  • Trump já tem em mãos o relatório do tumultuado processo eleitoral no Brasil

    Trump já tem em mãos o relatório do tumultuado processo eleitoral no Brasil

    28 de outubro de 2026
  • Moro considera compreensível saída de Flávio Bolsonaro do Brasil

    Moro considera compreensível saída de Flávio Bolsonaro do Brasil

    28 de outubro de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?