Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunistas Mário Plaka

A saúde que estamos construindo antes da doença

Sistema imunológico, alimentação, sono e massa muscular não são detalhes: são reservas que construímos ao longo da vida e que podem fazer diferença quando o organismo é colocado à prova

Redação por Redação
18 de agosto de 2026
em Mário Plaka
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
A saúde que estamos construindo antes da doença
Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por Mário Plaka (*)

Há uma pergunta que deveria nos fazer pensar: se alguém da nossa família precisasse hoje enfrentar uma doença grave ou uma internação prolongada, estaria fisicamente preparado para atravessar esse momento?


Quando falamos em saúde, normalmente pensamos em exames, medicamentos, consultas, diagnósticos e tratamentos. Tudo isso é importante e faz parte da medicina. Mas existe uma dimensão da prevenção que muitas vezes deixamos em segundo plano: a condição física que construímos antes de a doença aparecer.

O organismo não começa a se preparar para uma doença no dia em que ela chega. A preparação acontece muito antes, silenciosamente, nas escolhas que fazemos todos os dias.

Uma alimentação equilibrada, boas noites de sono, hidratação adequada, higiene e atenção à qualidade e à procedência dos alimentos, além da prática regular de atividade física, são atitudes aparentemente simples, mas fundamentais para a manutenção da saúde. E existe ainda um componente que merece atenção especial: a massa muscular e a força física.

Em uma doença grave, o organismo pode passar por um período de grande estresse e aumento das necessidades metabólicas. Em determinadas situações, especialmente durante internações prolongadas, pode ocorrer perda significativa de massa muscular e de força. Por isso, chegar a uma eventual doença com uma boa reserva funcional pode ser importante para enfrentar o período de tratamento e recuperação.

É aí que precisamos mudar a maneira como enxergamos a musculação e os exercícios de força.

Músculo não é apenas estética. Músculo é funcionalidade. É força para levantar-se da cama, caminhar, subir escadas, carregar uma sacola, tomar banho, cozinhar e realizar as tarefas mais simples da vida. É autonomia. É independência.

E essa preocupação se torna ainda mais importante à medida que envelhecemos. Depois dos 50, 60, 70 anos ou mais, preservar a força e a massa muscular deveria fazer parte da conversa sobre envelhecimento saudável. Não para transformar todo mundo em atleta, mas para evitar que o envelhecimento seja tratado como uma sentença inevitável de perda de autonomia.

Também precisamos prestar atenção ao que colocamos diariamente dentro do nosso corpo. Às vezes, chamamos de “lanche” aquilo que é apenas um produto ultraprocessado, carregado de açúcar, gordura, sal e aditivos. Outras vezes, consumimos alimentos cuja procedência, armazenamento ou preparo desconhecemos. E, pouco a pouco, escolhas aparentemente pequenas vão formando um padrão alimentar que pode prejudicar a saúde.

Não existe alimento milagroso capaz de construir, sozinho, um sistema imunológico forte. O que existe é um conjunto de hábitos que ajuda o organismo a funcionar melhor e a preservar suas reservas.

Comer melhor. Dormir melhor. Beber água. Movimentar o corpo. Fazer exercícios de força, quando apropriado. Manter acompanhamento profissional. Controlar doenças já existentes. Evitar o tabagismo e o excesso de álcool. Cuidar do peso e da alimentação.

Parece simples. E, justamente por parecer simples, muitas vezes deixamos para depois.

Mas são essas escolhas, repetidas durante anos, que constroem a nossa reserva de saúde.

Talvez a grande lição seja essa: não devemos esperar uma doença grave para descobrir o quanto nosso corpo estava preparado — ou despreparado — para enfrentá-la. A UTI é lugar de tratamento, não de preparação.

A preparação acontece muito antes, quando ainda estamos caminhando, trabalhando, cozinhando, subindo escadas, escolhendo o que colocar no prato e decidindo se vamos ou não movimentar o corpo.

Cuidar da saúde não significa viver com medo da doença. Significa viver com responsabilidade suficiente para compreender que o nosso corpo é o único lugar onde teremos de morar durante toda a nossa existência.

A reserva que poderá sustentar o nosso futuro começa a ser construída no presente.

E talvez essa seja uma das maiores formas de prevenção que podemos oferecer a nós mesmos e àqueles que amamos.

(*) O articulista e analista político Mário Plaka é sócio-fundador da Associação Brasileira de Jornalistas Independentes e Afiliados (Ajoia Brasil)

 

 

Tag: alimentação saudávelalimentos ultraprocessadosatividade físicaautonomiabem-estarenvelhecimento saudávelexercícios de forçaforça físicahábitos saudáveishidrataçãoIndependêncialongevidademassa muscularmusculaçãoprevençãoprevenção de doençasqualidade de vidarecuperaçãoreserva de saúdesaúdesistema imunológicosonotratamentoUTI
Postagem anterior

Ajudôu recebe certificação de governança com Selo Doar A

Próxima postagem

O jogo prolongado da geopolítica e o sacrifício das populações

Leia também

A máfia não é abstrata: ela tem CPF
Mário Plaka

A máfia não é abstrata: ela tem CPF

6 de outubro de 2026
Cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça
Mário Plaka

Cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça

5 de outubro de 2026
A caneta maldita
Mário Plaka

A caneta maldita

2 de outubro de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Encerra em outubro temporada de visitas guiadas à Estação de Pedra Mole

    Encerra em outubro temporada de visitas guiadas à Estação de Pedra Mole

    6 de outubro de 2026
  • Fiemg abre curso online sobre gestão do tempo

    Fiemg abre curso online sobre gestão do tempo

    6 de outubro de 2026
  • Presidente da Cenibra concorre a premiação estadual de liderança

    Presidente da Cenibra concorre a premiação estadual de liderança

    6 de outubro de 2026
  • Grupo Farroupilha apresenta espetáculo gratuito na Estação Memória

    Grupo Farroupilha apresenta espetáculo gratuito na Estação Memória

    6 de outubro de 2026
  • Raul Teixeira apresenta palestra espírita em Ipatinga

    Raul Teixeira apresenta palestra espírita em Ipatinga

    6 de outubro de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?