Uma futura atualização do WhatsApp deve incluir um novo recurso de segurança para acrescentar novas camadas de privacidade aos usuários. Não é mais possível tirar print da foto de perfil de qualquer contato no WhatsApp pelo IOS. Ao abrir a imagem e tentar a captura de tela, o mensageiro informa que não é possível concluir a ação.
A mudança apareceu na versão beta 24.12.10.74, com o objetivo de diminuir os riscos de compartilhamento e distribuição não autorizados de imagens pessoais.
Segundo a empresa, embora as pessoas ainda possam usar outros dispositivos ou câmeras para capturar a imagem, “bloquear o recurso de captura de tela dentro do aplicativo reduzirá significativamente o compartilhamento não autorizado de fotos de perfil”.
A mudança ainda não foi oficialmente anunciada pela Meta, mas já está presente na versão do aplicativo para Android desde março deste ano.
O QUE MUDA COM A NOVA FUNÇÃO?
Quando um usuário tentar fazer um print com a captura de tela de uma foto de perfil, vão encontrar uma mensagem de aviso: “Para proteger a privacidade de todos no WhatsApp, a captura de tela foi bloqueada”. Essa nova medida de segurança é uma tentativa de coibir atos criminosos e preservar a integridade das contas. Embora ainda seja possível burlar essa proteção usando outro dispositivo para fotografar a tela, a medida é um passo significativo para desencorajar essas ações.