Uma explosão devastadora no Aeroporto Internacional de Muan, Coreia do Sul, resultou na morte de 179 pessoas após um Boeing 737-800 da companhia Jeju Air Flight colidir com a cerca de proteção durante o pouso. O acidente ocorreu na manhã deste domingo (29/12), por volta das 9h no horário local (21h de sábado, no horário de Brasília).
A aeronave realizava o voo 2216 proveniente de Bangkok, na Tailândia, transportava 175 passageiros e seis tripulantes quando o incidente aconteceu. Entre os ocupantes, havia 173 sul-coreanos e dois tailandeses.
Imagens do acidente registraram o momento exato em que o avião sai da pista e colide contra a cerca de proteção do aeroporto, provocando uma explosão imediata seguida de uma densa coluna de fumaça. Equipes de bombeiros e policiais foram rapidamente mobilizadas para atender a ocorrência.
Segundo informações preliminares divulgadas pelo jornal The Korea Herald, uma colisão com pássaros momentos antes do pouso pode ter comprometido o funcionamento do trem de pouso da aeronave, levando ao desastre. As autoridades locais iniciaram as investigações para determinar as causas exatas do acidente.
O impacto da explosão gerou uma mobilização imediata das equipes de resgate no aeroporto. A companhia aérea Jeju Air Flight ainda não se pronunciou oficialmente sobre as circunstâncias do acidente, que se tornou uma das maiores tragédias aéreas recentes na Coreia do Sul.
(Matéria atualizada com informações do Metrópoles)